Judiciário na Mídia Hoje | 04 de abril de 2019 12:30

TJ-RJ registra 22.360 casos de violência contra a mulher em dois meses

*RJTV, TV Globo

Juíza Adriana Mello | Foto: Reprodução/ RJ-TV

Em janeiro e fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça do Rio registrou 22.360 novos processos de violência contra a mulher. Ou seja, são 15 novas denúncias por hora. Estes e outros dados sobre a violência de gênero foram apresentados no telejornal RJ-TV, da Rede Globo, nesta quarta-feira (3).

No período, o TJ-RJ recebeu 7.490 denúncias de lesões corporais contra mulheres; 4.649 de ameaça e 248 de estupro, sendo 107 processos relacionados a estupro de mulheres menores de idade. Segundo o ISP (Instituto de Segurança Pública) e a Deam-RJ (Delegacia de Atendimento à Mulher do Rio de Janeiro), foram registrados cinco feminicídios em janeiro e três em fevereiro. Houve 210 presos por envolvimento neste crime no período, com 38 tentativas de feminicídio no primeiro mês do ano e 25 no segundo.

Leia também: Toffoli retira de pauta ações sobre prisão após setença em 2ª instância
AMAERJ e EMERJ sorteiam na sexta (5) curso sobre Máfia na Itália
Artigos para o Consinter devem ser inscritos até 30 de abril

Vítimas de violência doméstica apresentaram suas histórias na reportagem, em que também foi entrevistada a juíza Adriana Mello. A titular da 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher disse que os dados são “um sinal de que as medidas estão sendo dadas”.

“As mulheres estão pedindo proteção. Só que a gente precisa que essas medidas sejam executadas. As mulheres precisam ter a segurança de que ela efetivamente vai ser cumprida.”

Para a magistrada, outra medida deve ser tomada para prevenir esses crimes. “As campanhas de combate a violência contra a mulher são fundamentais. Também acho importante a possibilidade de alteração do currículo escolar para a introdução da matéria de direitos humanos das mulheres”, comentou Adriana.

Veja aqui a matéria na íntegra.