Notícias | 17 de junho de 2020 12:58

Terceira unidade da Sala Lilás é inaugurada em Petrópolis

Prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, e coordenadora do Gabinete de Cidadania, Ana Maria Rattes

Foi inaugurada nesta quarta-feira (17) a terceira Sala Lilás, espaço dedicado ao apoio e à assistência às vítimas de violência no lar. A unidade fica no Instituto Médico Legal (IML) de Petrópolis (município na Região Serrana). O evento foi transmitido online pelo Facebook do prefeito Bernardo Rossi (@prefeitobernardorossi).

Leia também: Justiça determina que Estado do Rio pague R$ 1 milhão à família da menina Maria Eduarda
Magistrados participarão de webinar do IMB nesta quinta-feira
Livro sobre recuperação de empresas tem versão atualizada

Durante a transmissão, a coordenadora do Gabinete da Cidadania da Prefeitura de Petrópolis, Anna Maria Rattes destacou a importância da Sala Lilás no enfrentamento à violência contra a mulher.

“Este é um espaço que vai trazer para a mulher vítima de violência um acolhimento e um calor humano que é tudo que ela precisava e precisa nessa hora que foi tão mal tratada por seu agressor”, disse Ana Maria.

Para o prefeito, a Sala Lilás “é um marco no Estado do Rio de Janeiro no atendimento às mulheres vítimas de violência”.

“Antes, quem ia fazer uma reclamação não tinha uma atenção justa e confortável, como terá agora neste espaço”, disse.

A Sala Lilás

A Sala Lilás é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual. Funciona em IMLs equipados para a realização de exames periciais. Nele trabalham os integrantes de uma equipe multidisciplinar formada por policiais, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras.

A integração dos serviços pretende ajudar as vítimas a se sentirem mais à vontade para relatar e falar sobre a violência sofrida. É um ambiente acolhedor e aconchegante, com mensagens escritas nas paredes em apoio às vítimas, em momento de extrema fragilidade física e emocional.

O projeto é o resultado de parceria da Polícia Civil com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além da Secretaria Especial de Política para as Mulheres e do Rio Solidário.

As duas primeiras Salas Lilás funcionam nos IMLs do Centro do Rio (desde dezembro de 2015) e de Campo Grande (Zona Oeste do Rio), desde setembro de 2018.