Destaques da Home | 25 de março de 2020 15:06

Servidora faz vídeos que detalham processamentos eletrônicos

Em tempos de quarentena, soluções para atender as demandas da nova rotina de trabalho no TJ-RJ têm sido criadas e divulgadas. Para auxiliar os colegas com pouco conhecimento em processamento eletrônico, a responsável pelo expediente do 5º Juizado Especial Criminal, Poliana Queiroz, fez um passo-a-passo de como utilizar o RDAU (Regime Diferenciado de Atendimento de Urgência). A juíza titular do Jecrim, Cláudia Márcia Vidal, aprovou a iniciativa.

“Muitos juizados, como os da criminal, ainda não operam com o sistema eletrônico. Consequentemente, os funcionários destas áreas, que ainda não sabem mexer neste sistema, foram escalados para o plantão presencial e não sabem o que fazer. Poliana teve a ideia e gravou um tutorial para eles”, disse Cláudia.

A servidora atuou até setembro de 2019 na área cível no Tribunal de Justiça do Rio, que já está com o sistema eletrônico implantado. Com a pandemia da Covid-19 e o trabalho remoto no período de quarentena, o TJ decidiu na última sexta-feira (20) que os requerimentos do RDAU passem a ser exclusivamente eletrônicos.

Leia também: RDAU passa a ser exclusivamente eletrônico a partir desta sexta (20)
NOTA DE REPÚDIO
‘É o momento de nos unirmos’, afirmou magistrada sobre a campanha

Nesta segunda-feira (23), os servidores tiveram dificuldades no plantão presencial. “Os colegas da Criminal não estão familiarizados com o sistema. Então, percebi que há uma necessidade de orientação didática, no nosso linguajar, para que a ferramenta seja melhor compreendida e utilizada. Vai ajudar funcionários, secretários e magistrados também”, disse.

Para Poliana, as mudanças impostas pelo novo cenário, inclusive com a série de decretos das esferas municipal e estadual, trarão ainda mais ações à Justiça. “O chefe da serventia precisa auxiliar o juiz da melhor forma possível, já que ele terá uma demanda de grande decisões em um período que pode ser longo”, previu.

O vídeo foi o primeiro de uma curta série que ela já gravou e publica aos poucos no YouTube. Clique aqui para ver os novos vídeos no YouTube.