A Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) promoverá, em 8 de março, o seminário “Igualdade de gênero e empoderamento feminino – Evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher e aos 30 anos da Convenção de Belém do Pará”. Com a participação de 12 magistrados do Rio de Janeiro, o encontro será realizado das 9h30 às 17h, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter.
Participarão os desembargadores Ricardo Cardozo (presidente do TJ-RJ), Marco Aurélio Bezerra de Melo (diretor-geral da EMERJ), Caetano da Fonseca Costa (1º vice-presidente do TJ-RJ), Suely Lopes Magalhães (2ª vice do TJ), Cláudio Dell’Orto (vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ); Adriana Ramos de Mello e Ivone Caetano; e os juízes Renata Gil (conselheira do CNJ), Eunice Haddad (presidente da AMAERJ), Eric Scapim, Katerine Jatahy e Renata de Lima Machado.
Também estarão presentes a deputada federal Soraya Santos, procuradora da mulher da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e a defensora pública-geral do Estado Patrícia Cardoso Maciel Tavares.
O seminário será organizado pelos Fóruns Permanentes da EMERJ de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero; de Direitos Humanos; e do Direito da Antidiscriminação da Diversidade Sexual.
Apoiam o encontro o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia da EMERJ (NUPEGRE), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) e o Comitê de Promoção de Igualdade de Gênero, de Apoio às Magistradas e Servidoras e de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação do TJ-RJ (Cogen).
O Plenário Ministro Waldemar Zveiter fica no 10º andar do Fórum Central (Rua Dom Manuel, s/n, Centro do Rio). Haverá transmissão pela plataforma Zoom. Inscreva-se.
No fim do evento será lançada a cartilha virtual “Proteja-se! Violência Cibernética contra as Mulheres”, produzida por COEM, NUPEGRE e COGEN. Confira a programação:
Leia também: Conheça os magistrados vencedores de quatro vagas para curso em Madri
Desembargadoras do Rio tomam posse no Tribunal Regional Eleitoral
AMAERJ lastima o falecimento do sociólogo Luiz Werneck Vianna, pesquisador da Magistratura