AMAERJ | 22 de fevereiro de 2024 12:35

AMAERJ lastima o falecimento do sociólogo Luiz Werneck Vianna, pesquisador da Magistratura

A AMAERJ recebe com pesar a notícia do falecimento do sociólogo Luiz Werneck Vianna, aos 86 anos. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Werneck Vianna foi pesquisador de dois grandes estudos sobre a Magistratura nacional: “O perfil do magistrado brasileiro” e “Quem somos. A Magistratura que queremos”.

Nascido no Rio em 1938, Werneck Vianna se formou em Direito na antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Uerj, e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Referência na sociologia brasileira, presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

O sociólogo integrou o grupo de autores da pesquisa “O perfil do magistrado brasileiro”, realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em 1996. O estudo foi considerado pioneiro no país sobre a Magistratura.

Duas décadas depois, voltou a participar da elaboração de um levantamento da AMB sobre os magistrados. Na pesquisa “Quem somos. A Magistratura que queremos”, coordenada pelo ministro Luis Felipe Salomão e pela juíza Renata Gil (então presidente da AMAERJ), Werneck Vianna esteve em diversas reuniões realizadas na Sede Administrativa da Associação, no Centro do Rio.

Na apresentação do estudo, em 2019, se disse muito feliz em colaborar, a partir da pesquisa, com a criação de políticas públicas para a Magistratura e o Poder Judiciário.

“Foi mais uma experiência enriquecedora esta que tivemos e eu guardo isso agora no meu coração, uma lembrança inesquecível desse encontro e do que foi o trabalho com os senhores e as senhoras magistrados”, afirmou à ocasião.

Luiz Werneck Vianna faleceu nesta quarta-feira (21), no Hospital Copa D’Or.

A AMAERJ expressa condolências à família e aos amigos de Luiz Werneck Vianna, e manifesta reconhecimento e gratidão por sua contribuição à Magistratura e ao Judiciário nacional.

Werneck Vianna participou de reuniões na Sede Administrativa da AMAERJ sobre a pesquisa “Quem somos. A Magistratura que queremos”