A 11ª Semana da Justiça pela Paz em Casa tem 1.391 audiências agendadas no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), número superior ao registrado em toda a edição passada (1.217 sessões). Haverá 175 audiências somente na Comarca da Capital. A campanha promovida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) acontecerá entre os dias 20 e 24 de agosto.
Dentre os Juizados de Violência Doméstica das Comarcas Regionais do Rio de Janeiro, a de Bangu marcou a maior quantidade: 114. Em seguida estão listadas Jacarepaguá (34), Leopoldina (32) e Barra da Tijuca (15). Os outros Juizados de Violência Doméstica com mais audiências previstas são: Nova Iguaçu (84); Petrópolis, na Região Serrana (42); Niterói (39); e Paracambi e São Gonçalo, ambas com 38.
Leia também: Corregedores devem discutir Depoimento Especial no Encoge
‘Não existe democracia sem Justiça forte’, diz Cármen Lúcia
Próximo presidente nomeará pelo menos dois ministros para o STF
Na edição do ano passado, promovida entre os dias 5 e 9 de março, foram emitidas 2.691 sentenças e concedidas 1.061 medidas protetivas às vítimas de violência doméstica. Mais de 8.960 processos foram movimentados e 5.906 despachos proferidos.
Nessa edição, o CNJ lançou uma nova identidade visual da campanha com a hashtag #Nãosecale, utilizada nas redes sociais desde 12 de julho. Nesta semana, haverá um mutirão de julgamentos de processos e realização de audiências em todo o estado. A campanha, iniciada em 2015, foi idealizada a fim de dar respostas rápidas para as vítimas de violência de gênero e promover debates e análises sobre o tema como forma de prevenção e orientação.
Fonte: TJ-RJ