Esporte | 07 de julho de 2020 10:00

Revista FÓRUM: O ‘novo normal’ do esporte mundial

Com cenário montado para as competições, Olimpíada é adiada em razão da crise | Foto: Guilherme Preta

Competições são adiadas, canceladas e retornam de forma gradual com protocolo de saúde rigoroso e sem público

Por Matheus Salomão

A pandemia gerou a suspensão e o cancelamento de competições esportivas. A crise atingiu severamente as Olimpíadas de Tóquio-2020, os campeonatos de futebol e os circuitos de Fórmula-1, para falar apenas nas mais conhecidas disputas internacionais.

Os Jogos Olímpicos foram transferidos para 2021. A decisão aconteceu em 24 de março, após o primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, pedir ao Comitê Olímpico Internacional o adiamento em um ano das competições, programadas para começar em julho.

Leia também: A Justiça não para
‘O mundo inteiro vai mudar’, diz Ferrari
AMAERJ protege os funcionários contra a pandemia

No futebol da Europa, após paralisações e cancelamentos, a bola voltou a rolar, mas sem público nos estádios. Os clubes seguem recomendações de saúde e segurança para não haver casos entre atletas. Os campeonatos alemão, inglês, espanhol, italiano e português retornaram em junho. Na França, o PSG foi decretado campeão, pois não seria possível realizar competições até setembro. Na Holanda, a temporada foi cancelada, sem campeão.

Na F-1, que começaria a temporada em março, circuitos foram adiados e cancelados. A disputa começou em 5 de julho, com provas na Áustria (duas), Hungria, Inglaterra (duas), Espanha, Bélgica e Itália.

Esporte no Brasil

Os times brasileiros de futebol aguardam o retorno das competições. Antes da parada, os clubes disputavam os estaduais. No Rio, a interrupção aconteceu na terceira rodada da Taça Rio. Flamengo liderava o grupo A; o Fluminense, o B. O campeonato chegou a recomeçar em 18 de junho, mas logo parou de novo.

Jogos da Magistratura

O Conselho Executivo da AMB, em cumprimento ao Estatuto da entidade e conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde, cancelou a nona edição dos Jogos Nacionais da Magistratura, que aconteceria em Aracaju de 13 a 16 de maio.

A entidade e os diretores de associações também suspenderam o Campeonato de Futebol Master, que ocorreria de 15 a 18 de abril, em Florianópolis.

Confira aqui a revista completa.