AMAERJ | 07 de julho de 2020 10:06

Revista FÓRUM: AMAERJ protege os funcionários contra a pandemia

Funcionários da AMAERJ trabalharam com segurança durante a quarentena

Associação aderiu ao sistema de trabalho domiciliar

Por Sergio Torres

Engajada nos múltiplos esforços da sociedade brasileira contra o coronavírus, a AMAERJ não perdeu tempo ao adotar medidas de combate à expansão da pandemia.

Assim que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) anunciou as iniciativas de proteção a magistrados, serventuários, operadores do Direito e ao público que frequenta as unidades judiciais, a Associação tomou as primeiras providências.

“Logo que soubemos que o Tribunal entraria em regime diferenciado de trabalho por conta da pandemia, agimos rapidamente para nos adaptarmos à nova rotina”, explica o presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves.

Leia também: A Justiça não para
‘O mundo inteiro vai mudar’, diz Ferrari
Crise na saúde torna live canal para debates jurídicos

Com o apoio dos colegas que integram cargos diretivos da Associação, Gonçalves logo decidiu liberar para as férias todos os funcionários que já haviam completado o período aquisitivo e tinham o direito legal aos 30 dias de descanso.

A seguir, foi adotado o sistema de trabalho domiciliar, o chamado home office. Como a Justiça, a AMAERJ não parou. Seus funcionários continuaram a trabalhar diariamente em seus lares, mantendo em atividades as tarefas e atribuições da instituição.

A continuidade dos serviços prestados aos associados foi garantida pelo vínculo do telefone da Sede Administrativa, no Museu da Justiça (Centro do Rio de Janeiro), ao programa Siga-me. A ligação era atendida por funcionários especialmente designados para a função, trabalhando em casa.

O quadro funcional da AMAERJ também se dedicou com afinco às etapas da Campanha de Solidariedade empreendidas em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (AMATRA1), a Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes) e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB Nacional).

“Todos os colaboradores estão empenhados na nossa Campanha de Solidariedade e também na organização do 9º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, além das tarefas ordinárias. A Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal e Deliberativo estão se reunindo por meio de plataformas virtuais. A Assessoria de Imprensa está trabalhando muito para levar informações aos associados neste momento delicado e prestar contas do que estamos fazendo”, conta o presidente.

Ainda como medida urgente no enfrentamento da pandemia, houve o fechamento das sedes Praiana (cidade de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Estado do Rio) e Campestre (Vargem Grande, bairro na Zona Oeste carioca). Para a manutenção das estruturas, foi organizado um sistema de rodízio dos funcionários.

“Aproveitamos o momento de distanciamento social para fazermos obras necessárias. Na Sede Praiana, estão sendo reformados seis banheiros que apresentavam infiltrações. Também estamos pintando ambientes e quartos. Na Sede Campestre, fizemos a manutenção do sistema elétrico, com instalação de capacitor para a redução do consumo de energia, troca do suporte do transformador e reforma da caixa de eletricidade”, informa Felipe Gonçalves.

Ainda na Sede Campestre foi iniciada a obra de recuperação do castelo d’água. “Estamos orçando a recuperação do deque, churrasqueira, parque infantil, piscina e quadra. Além disso, criamos um grupo de trabalho para elaboração do regulamento de uso do espaço. Passada a pandemia, as sedes estarão impecáveis para fruição dos associados”, acrescentou o presidente.

A fim de manter um canal aberto com os associados foi organizada a série AMAERJ Live. Os programas apresentados nas redes sociais, em transmissão ao vivo, sempre reuniram um integrante da diretoria e um especialista convidado, para o debate de temas como a violência doméstica e a situação das franquias durante a pandemia, por exemplo.

Confira aqui a revista completa.