EMERJ | 09 de julho de 2021 12:59

EMERJ inagura retrato da procuradora Heloísa Carpena na próxima quarta (14)

Procuradora de Justiça aposentada Heloísa Carpena | Foto: Reprodução/ Agência O Globo

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) homenageará a advogada Heloisa Carpena Vieira de Mello, procuradora aposentada do Ministério Público do Estado, na quarta-feira (14), às 14h. A vice-presidente do Fórum Permanente de Direito do Consumidor terá seu retrato inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos.

Em respeito às medidas de distanciamento social na pandemia de Covid-19, o evento será transmitido pelo canal do YouTube da EMERJ. A inauguração contará com a presença da diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

Leia também: Live debate a ‘captação de recursos por startups’ e promove sorteio
Recadastramento virtual já reúne dados de 970 associados à AMAERJ
Webinar debaterá ‘Novo marco legal do saneamento básico e as PPP’s’

Biografia da homenageada

Heloisa Carpena Vieira de Mello é mestre e doutora em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ela tomou posse no cargo de promotora de Justiça em 1987, ano que concluiu a graduação. No Ministério Público fez carreira na proteção dos interesses coletivos, em especial, na tutela dos direitos do consumidor. Em 2001, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça. Aposentou-se em em 2018 e fundou o escritório Carpena Bojunga Advogados.

Em 2010, tornou-se docente da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), onde leciona as disciplinas Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil.

Heloisa Carpena já recebeu os prêmios Ada Peledrini Grinover do Instituto de política e Direito do Consumidor, o Colar do Mérito do Ministério Público, o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público, o título honorário de Professora Emérita da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Medalha Campos Salles da Procuradoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Na EMERJ, foi diretora do Departamento Geral de Estudos e Ensino. Atualmente, é vice-presidente do Fórum Permanente de Direito do Consumidor. Também é diretora da Comissão Permanente de Concorrência do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor e integrante do corpo de pareceristas da Revista de Direito do Consumidor.