A presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB, Renata Gil, participou nesta quarta-feira (7) da primeira reunião do grupo de trabalho criado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para ampliar a participação das mulheres no Poder Judiciário. “O levantamento de dados sobre a participação feminina permitirá a criação de estratégias para a efetivação da igualdade constitucional”, afirmou Renata Gil, em Brasília.
O grupo de trabalho fará a elaboração de estudos, análise de cenários, eventos de capacitação e diálogo com os Tribunais sobre o cumprimento da Resolução CNJ 255/2018, que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Judiciário.
Segundo o artigo 2º da Resolução, todos os ramos e unidades do Judiciário deverão adotar medidas para assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional, propondo diretrizes e mecanismos que orientem os órgãos judiciais a atuar para incentivar a participação de mulheres nos cargos de chefia e assessoramento, em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais.
Presidido pela conselheira Maria Iracema do Vale, o grupo discutiu o plano de trabalho. Também participaram da reunião a conselheira Maria Tereza Uille; e as representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Noêmia Porto e Patrícia Helena Panasolo.
Leia também: Finalista do Patrícia Acioli aborda o feminicídio em Pernambuco
Prêmio Patrícia Acioli: reportagem ‘Vidas em trânsito’ detalha rota Venezuela-Brasil
Revista FORUM: O raio X do Judiciário brasileiro