CNJ | 06 de agosto de 2020 13:39

Relatório Justiça em Números 2020 será divulgado no dia 25

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) lançará, em 25 de agosto, às 11h, o Relatório Justiça em Números 2020 (ano-base 2019). De acordo com as edições anteriores do levantamento, os magistrados do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) são os mais produtivos do país desde 2009. A nova publicação será divulgada durante a 2ª Reunião Preparatória para o 14º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento acontecerá por videoconferência.

Leia também: Tribunal movimenta dois milhões de processos em sete dias
Ministro Antonio Saldanha receberá homenagem no dia 17
Comissão do TJ-RJ aprova projeto de Câmara de Direito Empresarial

A reunião preparatória será em 25 e 26 de agosto, com a participação de representantes dos tribunais e da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. Além de divulgar e debater os resultados do Justiça em Números, a reunião tem como objetivo consolidar e apresentar as propostas de Metas Nacionais dos segmentos de Justiça para 2021.

À ocasião, haverá o lançamento nacional do Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário), que substituirá o Bacen Jud. Entre as novidades, está a integração do sistema de penhora online ao PJe (Processo Judicial eletrônico), o que possibilitará a automatização das ordens de bloqueio, desbloqueios e transferências de recursos a contas judiciais.

Produtividade

O Justiça em Números é a principal fonte das estatísticas oficiais do Judiciário brasileiro. Anualmente, desde 2004, o relatório divulga a realidade dos tribunais, com detalhamentos da estrutura e produtividade, além dos indicadores e das análises para subsidiar a Gestão Judiciária.

Em 2019, pelo décimo ano consecutivo o Tribunal do Rio esteve em primeiro lugar no ranking de produtividade. O TJ-RJ liderou o Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM), com uma média de 3.339 casos julgados por cada magistrado. Acesse aqui o Relatório Justiça em Números 2019.