AMAERJ | 29 de novembro de 2019 13:55

Profissionais do Direito e ex-alunos homenageiam o ministro Barroso

Renata Gil fala sobre o ministro Luís Roberto Barroso

Os 39 anos de carreira de Luís Roberto Barroso como advogado, professor, procurador e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) foram celebrados, nesta sexta-feira (29), em cerimônia no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Na homenagem, magistrados, acadêmicos e ex-alunos definiram Barroso como vanguardista, brilhante e inspirador.

Na abertura, a presidente da AMAERJ e presidente eleita da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil, se disse honrada em participar da homenagem, promovida pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro).

“O homem, o jurista, o professor, o brasileiro Luís Roberto Barroso é muito maior do que essa homenagem. Ouvir o senhor, que tem um conhecimento jurídico vasto, é motivo de emoção. Dentro do seu juridiquês bonito, qualquer cidadão brasileiro consegue entender as suas teses. O senhor é vanguardista, que trata de forma muito franca e aberta temas que são caros para a sociedade brasileira. Com essa coragem, o senhor nos inspira. O seu papel como homem público brasileiro é muito importante para nós”, disse.

Leia também: AMB lança no Rio pesquisa sobre a imagem do Judiciário
Cerimônia de posse dos dirigentes da AMB será em 11 de dezembro
Em Podcast, Felipe Gonçalves conclama a união da magistratura

O diretor-geral da EMERJ, André Andrade, destacou que Barroso é um dos mais importantes juristas do Brasil. “O ministro Barroso brilha em toda a sua carreira. A EMERJ tem a imensa honra de fazer a homenagem a esse acadêmico, jurista e magistrado que tem rotineiramente dado lições. O ministro sempre coloca a razão na frente da emoção.”

O corregedor-geral de Justiça do Rio, Bernardo Garcez, ressaltou os julgamentos do magistrado. “Ministro Barroso, destaco que Vossa Excelência entrou pela puerta grande, a porta do conhecimento acadêmico, a porta daqueles que chegam naquela Corte porque se destacaram efetivamente. Isso reflete também nos seus votos naquela Corte, um homem que se destaca pela fala objetiva, em termos que atingem a todos”, afirmou.

Um dos organizadores do evento, o desembargador José Muiños Piñeiro Filho também homenageou Barroso. “Agora ministro, prosseguiu na trajetória de pensar o Direito, julgar de forma justa e procurar soluções que ao menos mitiguem o descompasso social. Luís Roberto Barroso, Luís Roberto, Barroso ou simplesmente Beto, para os mais íntimos, é um só homem e fez a sua biografia bem antes de chegar ao Supremo Tribunal Federal.”

Ministro Luís Roberto Barroso

Luís Roberto Barroso agradeceu a homenagem e foi aplaudido de pé. “Agradeço de coração à EMERJ e ao Tribunal por proporcionar este bom momento de reunir um conjunto de ex-alunos, que hoje são professores notáveis, procuradores e assessores no Supremo. Agradeço esta demonstração de apreço e de carinho que espero estar à altura para receber.” O ministro cumprimentou todos que os falaram, entre eles a presidente Renata Gil. “Agradeço a presença de todos. Doutora Renata Gil, minha futura presidente, é uma honra estar sob a sua dominação”, disse.

Assista aqui à abertura do encontro, que a AMAERJ transmitiu ao vivo.

Trajetória

Nascido em Vassouras (Vale do Paraíba, RJ), Barroso formou-se em Direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 1980. No final de 1981, começou a ministrar aulas de Direito Constitucional na universidade. Ele fez mestrado em Direito na Yale Law School (EUA), em 1989, e doutorado em Direito Público na Uerj, em 2008. Em 2011, realizou estudos de pós-doutorado como visiting scholar na Universidade de Harvard (EUA).

Barroso foi o primeiro colocado no concurso público para procurador do Estado do Rio de Janeiro, em 1985. Em 2013, ele tomou posse como ministro do STF, na vaga de Ayres Britto. É vice-presidente do TSE desde 2018.

Homenagem aconteceu no Tribunal Pleno do TJ-RJ
Profissionais do Direito homenagearam Barroso