AMAERJ | 27 de novembro de 2019 15:11

AMB lança no Rio pesquisa sobre a imagem do Judiciário

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) lançará, em 2 de dezembro, pesquisa que busca conhecer a imagem e a avaliação dos serviços do Judiciário por segmentos sociais. Foram entrevistadas 2,5 mil pessoas. O “Estudo do Poder Judiciário” será apresentado em seminário às 9h30, na FGV-Rio (Fundação Getulio Vargas), em Botafogo (Zona Sul do Rio de Janeiro).

O material foi encomendado pela AMB e realizado pela FGV e pelo sociólogo e cientista político Antônio Lavareda. O estudo foi coordenado pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Marco Aurélio Bellizze e subcoordenado pela presidente da AMAERJ e presidente eleita da AMB, Renata Gil.

Segundo o estudo, o Judiciário é o único em que mais da metade dos entrevistados (52%) disse confiar. O Executivo conta com a confiança de 34% e o Legislativo, 19%.

Leia também: Solenidade do 8º Prêmio Patrícia Acioli será na segunda-feira (2)
Magistrados elegem representantes das Regionais da AMAERJ
EMERJ inaugura retrato do ex-diretor-geral Ricardo Cardozo

Após a apresentação da pesquisa, será promovido um debate que contará com as presenças dos ministros Bellizze e Luis Felipe Salomão (STJ), das professoras Maria Tereza Sadek (USP – Universidade de São Paulo) e Maria Alice Rezende (Puc-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, a presidente Renata Gil, o desembargador do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) Elton Leme e Antonio Lavareda também participarão do encontro.

No mesmo dia, será lançado o Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV-Rio. Confira abaixo a programação completa: