A atuação das associações sobre as pautas legislativas e as ações no STF (Supremo Tribunal Federal) foram tratadas, nesta quarta-feira (4), na reunião do Conselho de Representantes da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). Felipe Gonçalves (presidente da AMAERJ), Flávia Balieiro (diretora-adjunta da Associação) e Roberto Felinto (diretor de Aposentados) participaram do encontro, em Brasília.
Os dirigentes definiram estratégias de trabalho em relação aos projetos do VTM (Valorização por Tempo da Magistratura), das eleições diretas nos tribunais, do CPP (Código de Processo Penal), da Reforma Administrativa e do Extrateto.
Leia também: Presidente Felipe Gonçalves participa de primeira reunião da AMB
Em artigo, juíza da Espanha critica submissão hierárquica na Justiça
Fux completa nove anos no STF com acervo menor e julgamentos históricos
Também foram debatidas as ações no Supremo que tratam do juiz das garantias, do uso das redes sociais, do abuso de autoridade e da Reforma da Previdência.
Os representantes das associações discutiram a possibilidade de videoconferência nas audiências de custódia e ações para conferir efetividade às resoluções do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre o auxílio-saúde para magistrados e a equalização da força de trabalho entre primeiro e segundo graus.
Os dirigentes ainda trataram da organização dos Jogos Nacionais da Magistratura, que acontecerá entre 13 e 16 de maio em Aracaju (SE), e do Congresso Brasileiro de Magistrados, que será realizado em maio de 2021.