Destaques Noticias | 04 de março de 2020 14:28

Em artigo, juíza da Espanha critica submissão hierárquica na Justiça

A magistrada Rosa María Freire, membro do Comitê Nacional da Associação Judicial Francisco de Vitoria, defendeu, em artigo publicado no site da instituição, que a troca de juízes de instrução, “independentes” e “inamovíveis”, por integrantes da promotoria submetidos à dependência hierárquica vai gerar desconfiança da sociedade quanto à eficiência do Sistema de Justiça da Espanha.

Leia também: Rodrigo Rocha de Jesus assume a AMAERJ-Itaperuna em 11 de março
Rodrigo Rocha de Jesus assume a AMAERJ-Itaperuna em 11 de março
STF mantém decisão que obriga estudo de impacto de vizinhança em Icaraí

No texto, a autora cita recente caso ocorrido em Portugal, em que dois integrantes da Procuradoria Geral da República pretendiam ouvir o presidente da República e o primeiro-ministro em um processo. Foram impedidos pelo superior hierárquico.

“Pois bem, o atual governo da Espanha insiste [em adotar um sistema penal similar ao de Portugal]”, escreveu a magistrada, que aborda a desconfiança causada pela substituição e escolha de juízes em violação aos princípios do juiz natural, devido processo legal e isonomia. 

A AJFV é a entidade representativa dos juízes da Espanha. É integrada por 865 magistrados em atividade, de todos os setores do Judiciário. Seu foco é a defesa e a promoção dos valores e princípios constitucionais.

Leia o artigo da magistrada.