AMAERJ | 11 de maio de 2022 18:07

Presidentes de associações debatem pauta remuneratória e VTM

Presidentes Renata Gil (à esquerda, de branco) e Eunice Haddad (à direita, de vermelho) | Foto: Diego Carvalho

A recomposição do subsídio foi um dos temas tratados na reunião da Coordenadoria da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), nesta quarta-feira (11). A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, e 40 dirigentes de todo o país participaram do encontro, realizado em Salvador.

A reunião associativa foi comandada pela presidente da AMB, Renata Gil, e pelo coordenador da Justiça Estadual da entidade nacional, Frederico Mendes Júnior.

A AMB apresentou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, em fevereiro, requerimento para que a Corte encaminhasse ao Congresso Nacional projeto de lei sobre o reajuste inflacionário. Segundo a entidade, nos últimos anos, as perdas inflacionárias da Magistratura são de aproximadamente 40%. Na posse da AMAERJ, também em fevereiro, o presidente do Supremo ressaltou ser justa a reivindicação da classe.

Os dirigentes associativos debateram as estratégias de atuação em defesa da Magistratura e da recomposição inflacionária. Os magistrados discutiram, também, a Valorização por Tempo da Magistratura (VTM) e a permuta entre juízes, prontas para serem votadas no Parlamento.

Encontro da Coordenadoria da Justiça Estadual | Foto: Diego Carvalho

A reunião ocorreu em Salvador por causa do Congresso Brasileiro de Magistrados (CBM2022), sediado na capital baiana até sábado (14), a partir desta quinta-feira (12).

Em relação aos eventos, foi detalhada a organização dos 9º Jogos Nacionais da Magistratura, que acontecerão de 11 a 14 de agosto em Aracaju, e do evento que celebrará os dois anos da campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, de 29 de junho a 1º de julho em Foz do Iguaçu (PR). O prazo de inscrições nos Jogos começará nesta quinta-feira (12), com desconto especial para os associados.

Presidente da AMB, Renata Gil | Foto: Diego Carvalho
Reunião aconteceu em Salvador | Foto: Diego Carvalho