AMB | 11 de maio de 2022 10:19

Congresso Brasileiro de Magistrados começa nesta quinta (12) em Salvador

De quinta-feira (12) a sábado (14), desembargadores e juízes de todo o país se reunirão em Salvador. Com o tema “Democracia, Inovação e Direitos Fundamentais”, o 24º Congresso Brasileiro de Magistrados (CBM 2022) terá a presença do ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e de Rosemeire Hidalgo, conselheira sênior do Conselho de Política de Gênero da Casa Branca e assistente especial do presidente dos EUA, Joe Biden.

Organizada pelo Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o maior encontro da Magistratura nacional reunirá ministros do STF, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores, juízes, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), parlamentares, advogados e professores universitários do Brasil e dos EUA.

O objetivo do Congresso é discutir o aprimoramento do Judiciário. Haverá cinco painéis sobre Justiça Digital e Inovação, Democracia e Eleições, Direitos Fundamentais e Estado Democrático de Direito, Magistratura do Futuro e Justiça e Economia. Participarão dos debates os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Elton Leme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), e Mauro Martins, conselheiro do CNJ.

As juízas afegãs ameaçadas pelo Talibã, que se refugiaram no Brasil após missão humanitária coordenada pela AMB, também falarão aos participantes do CBM. Serão debatidas as ameaças à independência judicial ao redor do mundo.

A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, estará no encontro. A Associação sorteou, em fevereiro, dez associados para participarem do evento. Confira aqui a programação completa do CBM.

Leia também: Órgão Especial do TJ-RJ votará remoção de juízes em 23 de maio
Presidente da AMAERJ participa de encontro com mulheres líderes
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro terá 53 novos juízes