AMAERJ | 16 de março de 2022 14:34

Eunice Haddad ministra aula magna de Direito da Candido Mendes

Presidente da AMAERJ em transmissão da Candido Mendes | Foto: Reprodução/ YouTube

A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, foi a palestrante da aula inaugural do curso de Direito da Ucam (Universidade Candido Mendes). Transmitida ao vivo pelo YouTube nesta terça-feira (15), a ex-aluna da instituição falou aos universitários sobre “O mercado de trabalho no pós-formatura”.

O encontro foi mediado pelo professor Cristiano Tebaldi, pró-reitor de graduação da Candido Mendes. O docente abriu o evento online e conversou com a magistrada depois da exposição. A juíza do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) contou que ingressou na então Faculdade de Direito da Candido Mendes no primeiro semestre de 1993, formou-se em janeiro de 1998 e ingressou na Magistratura fluminense em novembro de 2001.

“Com muita honra e orgulho estou na minha casa, ministrando a aula inaugural do curso de Direito da tão querida Candido Mendes”, disse Eunice ao abrir a exposição.

Entre os temas abordados, a magistrada destacou a relevância de aprender o que é ensinado na universidade para ter uma carreira promissora em qualquer área do Sistema de Justiça.

“Uma das melhores fases da vida adulta é nos bancos da universidade. A gente se desliga da vida escolar e o mundo se abre à nossa frente. Mas não podemos deixar de ter em mente que é o momento da formação acadêmica que nos dará base para a vida profissional que cada um escolheu.”

“Cada um escolheu fazer Direito. Então, tem a responsabilidade de ser um bom profissional do Sistema de Justiça porque só assim vai contribuir para a construção de um verdadeiro Estado Democrático de Direito. O Direito contribui para fortalecer os valores morais da sociedade”, afirmou a magistrada.

Professor Cristiano Tebaldi conversa com magistrada após exposição | Foto: Reprodução/ YouTube

Ela também ressaltou que não há diferença entre as profissões possíveis de escolher após a formatura. “O magistrado não é mais importante que o advogado. O advogado não é mais importante que um membro do Ministério Público, da Defensoria, que os professores das universidades. Todos os atores são importantes para que a orquestra não desafine, em uma engrenagem em que uns dependem dos outros”, destacou.

Ao fim do encontro, a presidente da AMAERJ respondeu a perguntas dos estudantes. Veja a aula inaugural do curso de Direito na íntegra no canal oficial da UCAM no YouTube.

Leia também: Magistrados são condecorados em solenidade no Palácio Guanabara
Difal será discutido em seminário da EMERJ por especialistas
Ministros do STJ participarão do 49º Fonaje, no Rio de Janeiro