AMAERJ | 17 de agosto de 2022 12:59

11º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli será disputado por 322 trabalhos

O 11º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos contabilizou 322 trabalhos inscritos nas quatro categorias da tradicional disputa. As inscrições encerraram-se nesta terça-feira (16).

A categoria Reportagens Jornalísticas tem o maior número de inscritos: 190, recorde na história da premiação. Em seguida, vem a categoria Trabalhos Acadêmicos, com 75 inscrições. A categoria Práticas Humanísticas registrou 47 trabalhos inscritos. Por fim, aparece a categoria Trabalho dos Magistrados, com dez concorrentes.

Será concedido, ainda, o Troféu Hors Concours a personalidade com notável atuação na área de Direitos Humanos e Cidadania, escolhida pelos magistrados fluminenses. O homenageado no 11º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos será o desembargador Antônio Jayme Boente, falecido este ano.

A solenidade de premiação e a homenagem post mortem a Antônio Jayme Boente acontecerão em 7 de novembro no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. As escolhas dos jurados só serão conhecidas na data.

Criado em 2012, o AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos celebra a memória da juíza Patrícia Acioli. Titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, ela foi morta em 2011, em Niterói, por policiais militares.

O Prêmio tem o objetivo de identificar, disseminar, estimular, homenagear e divulgar ações em defesa dos direitos humanos.  

Leia também: Dirigentes associativos prestigiam a posse do novo presidente do TSE
TJ-RJ, CNJ e Uerj firmam acordo para facilitar o acesso à Justiça
Desembargador Francisco José de Asevedo é homenageado ao aposentar-se