Notícias | 16 de agosto de 2022 14:18

Desembargador Francisco José de Asevedo é homenageado ao aposentar-se

Desembargador Francisco José de Asevedo | Foto: Brunno Dantas/TJ-RJ

Em sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nesta segunda-feira (15), o desembargador Francisco José de Asevedo, que agora se aposenta compulsoriamente, foi homenageado pela Corte com o diploma e a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense.

“Entrei honrado e saio honrado”, disse Asevedo ao se despedir do ofício a que se dedicou por 40 anos.

O presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Figueira, exaltou as qualidades do magistrado. “Hoje o Tribunal está em festa, engalanado com sua passagem brilhante de 40 anos pela Magistratura do nosso Estado. Vossa Excelência entrou honrado, sai honrado e, mais que tudo, honrou a Magistratura e é um exemplo para todos nós. Tenha sucesso em novas etapas da sua vida.”

A desembargadora Gizelda Leitão Teixeira desejou felicidades a Asevedo.

“A aposentadoria é o início de uma nova vida para quem trabalhou anos a fio e, para o homenageado, chega no momento certo em que se encontra com saúde, vigor e disposição. É a oportunidade que a vida nos dá para fazer o que quisermos. Para seus companheiros de Câmara, fica seu exemplo de dedicação ao trabalho e conhecimento jurídico. Sentiremos muito a sua falta. Seja feliz!”, disse a desembargadora.

Francisco José de Asevedo nasceu na cidade de Mocambo, no Ceará. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) em 1977. Ingressou na magistratura em 1982. Passados 20 anos, foi promovido a desembargador. Como desembargador itinerante, passou pelas 3ª, 10ª, 15ª e 17ª Câmaras Cíveis. De junho de 2003 até a aposentadoria atuou na 4ª Câmara Criminal.

*Com informações do TJ-RJ

Leia também: Juíza Juliana Cardoso fará palestra sobre aspectos da violência doméstica
Fórum da EMERJ discutirá a questão da garantia de produtos e serviços
Inscrição no Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli termina nesta terça-feira (16)