AMAERJ | 10 de dezembro de 2021 16:39

Paulo Wunder toma posse como desembargador do Tribunal do Rio

Felipe Gonçalves e Paulo Wunder | Foto: Diego Carvalho

Oriundo do Ministério Público, Paulo Wunder de Alencar foi empossado nesta sexta-feira (10) como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, participou da cerimônia no Órgão Especial, que reuniu ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), magistrados do TJ, amigos e parentes do novo desembargador.

“Hoje, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, assumo o compromisso da defesa intransigente do Estado Democrático de Direito, premissa do exercício dos direitos fundamentais e função precípua do Poder Judiciário”, frisou Wunder.

“Agradeço a todos os desembargadores desse Tribunal de Justiça pela forma carinhosa como sempre fui tratado durante a campanha. Conto agora com a paciência e os ensinamentos de vocês. Rogo a Deus para que eu nunca deixe de me importar com a realidade retratada no processo, que eu tenha sempre humildade, empatia e discernimento no exercício da minha função”, afirmou.

Paulo Wunder lê o termo de posse, observado pelo presidente Figueira | Foto: Diego Carvalho

O presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, deu as boas-vindas a Paulo Wunder. “Hoje é um dia de festa para a nossa Corte. Recebemos de braços abertos um novo desembargador, que tenho certeza abrilhantará cada vez mais este Tribunal de Justiça. O quinto constitucional traz novas formas de pensar. Essa troca de experiências valoriza os julgamentos.”

Figueira destacou que Wunder atuará na 5ª Câmara Cível, a mesma em que ele trabalhou com o sogro do empossado, ministro Antonio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Vossa excelência é genro do nosso querido ministro Saldanha, com quem trabalhei anos e anos na 5ª Câmara Cível. Em homenagem a ele, a primeira designação que fiz de vossa excelência foi exatamente para esta câmara. Quero dizer da minha alegria imensa. Deus te ilumine”, disse o presidente do TJ.

Ao discursar em nome dos desembargadores, o ex-presidente do Tribunal Milton Fernandes falou sobre as qualidades de Paulo Wunder. “Advindo de colégio de jesuítas e como bom desportista, conhece muito bem o sentido e o significado da singeleza. Vossa excelência virá ao Tribunal de Justiça para acrescer, apresentar mais conhecimento, trazer o verdadeiro significado e sentido da Magistratura, com singeleza. Seja muito bem-vindo.”

O desembargador Maurício Caldas, também oriundo do MP, manifestou regojizo “pela chegada de mais um de nós a esta Corte de Justiça”. “Hipoteco à vossa excelência toda a nossa solidariedade, uma judicatura profícua, fundada em um estudo doutrinário jurisprudencial permanente e, especialmente, na celeridade na entrega da jurisdição, característica por que prima esta Corte estadual.”

Cerimônia aconteceu no Órgão Especial | Foto: Diego Carvalho

O procurador-geral de Justiça do Rio, Luciano Mattos, ressaltou os 18 anos de carreira de Wunder no Ministério Público. “Dr. Paulo Wunder exerceu várias funções nas promotorias e cargos importantes, como coordenador da nossa inteligência. Sua vasta experiência certamente contribuirá para este Tribunal. Desejo muito sucesso na sua nova missão.”

Wunder foi nomeado pelo governador Cláudio Castro (PL) na última terça-feira (7), após lista tríplice definida pelo Tribunal Pleno do TJ. Para Castro, o novo desembargador é “extremamente merecedor, capacitado e um ser humano fantástico”. “Somos amigos de longa data, nos conhecemos de outros carnavais, professamos a mesma fé, temos muitas coisas em comum. Quis Deus que fosse eu aquele que fizesse a escolha final. Essa Casa já ganhou um grande desembargador.”

Também compuseram a mesa da solenidade os ministros do STJ João Octávio de Noronha, Luis Felipe Salomão, Herman Benjamim, Villas Bôas Cueva, Antonio Saldanha e Marco Aurélio Bellizze.

Wunder preencheu a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Ferdinaldo do Nascimento. Membro do Ministério Público desde 2003, ele exerceu a coordenação de estruturas como a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), o Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate) e a Coordenadoria de Tecnologia em Investigação e Análise no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Atuou em promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Barra do Piraí e de Duque de Caxias.

Desembargador Paulo Wunder | Foto: Diego Carvalho
Paulo Wunder e parentes, entre eles o ministro Antonio Saldanha | Foto: Diego Carvalho

Leia também: Selo Boas Práticas, da Corregedoria, é entregue a oito serventias
Juiz eleitoral doa cestas básicas a hospital público em Magé
Desembargador escreve sobre as jovens vitimadas pela violência no lar