AMAERJ | 08 de agosto de 2022 13:43

Órgão Especial promove o juiz Ricardo Alberto Pereira a desembargador

Ricardo Alberto Teixeira

Diretor Cultural da AMAERJ, o juiz Ricardo Alberto Pereira foi promovido a desembargador pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nesta segunda-feira (8). A solenidade de posse acontecerá às 17h, no plenário do Órgão.

Ricardo Alberto Pereira é magistrado há 27 anos. Lançado em 25 de julho, o edital de promoção pelo critério de merecimento recebeu 20 inscrições. A vaga decorreu da aposentadoria da desembargadora Norma Suely Fonseca Quintes, que atuou por 37 anos na Magistratura fluminense.

Também receberam votos os juízes Adriana Ramos de Mello (22), Alexandre Teixeira (18), Ana Cristina Dib (9), Rose Marie Pimentel (7), Maria Cristina de Brito Lima (1) e Rossidélio Lopes da Fonte (1).

Ricardo Alberto Pereira tem 57 anos. Graduou-se em Direito na Universidade Santa Úrsula. É mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ingressou na Magistratura fluminense pelo 22º Concurso, em 1995. Compôs o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), onde foi ouvidor e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ). Atualmente, atuava no TJ-RJ como juiz substituto em segundo grau (JDS).

É professor de Direito na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), na Fundação Getulio Vargas (FGV) e na Universidade Candido Mendes (Ucam).

Em diversas gestões, Ricardo Alberto Pereira integrou a diretoria da AMAERJ. Presidiu a Associação de 12 de dezembro de 2019, quando a então presidente Renata Gil (2016-2019) assumiu a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a 7 de fevereiro de 2020, data da posse de Felipe Gonçalves (2020-2021).

Desde fevereiro deste ano, é diretor Cultural da entidade.

Leia também: Proposto pela AMAERJ, projeto de unificação de entrâncias é aprovado pelo TJ
Katya Monnerat integrará o Conselho da Magistratura do Rio
Diretora da AMAERJ participa do Encontro dos Oficiais de Justiça