EMERJ | 24 de outubro de 2019 15:43

Operadores do Direito farão homenagem a Barroso no TJ-RJ

Luís Roberto Barroso | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Os 39 anos de atuação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso no Direito serão celebrados em seminário no dia 29 de novembro no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). No encontro, ministros, desembargadores, juízes, professores, procuradores do Estado e assessores no STF homenagearão Barroso.

Organizado pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), o seminário acontecerá das 9h30 às 18h45. A abertura será dos desembargadores André Andrade (diretor-geral da EMERJ) e José Muiños Piñeiro Filho (presidente do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal da EMERJ) e do juiz Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte.

Leia também: Curso da EMERJ abordará crimes conexos aos eleitorais
AMAERJ trata de requerimentos com juiz-auxiliar da presidência
Renata Gil participa de seminário no CNJ sobre a magistratura

O encontro terá a participação do ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto e dos ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Herman Benjamin e Rogério Schietti Cruz.

No encontro, a foto de Barroso será inaugurada na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ. Ainda haverá o lançamento da Revista da EMERJ dedicada ao ministro. O Tribunal Pleno está localizado na Rua Dom Manuel, s/nº, 10º andar, Fórum Central.

Nascido em Vassouras (Vale do Paraíba, RJ), Barroso formou-se em Direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 1980. No final de 1981, começou a ministrar aulas de Direito Constitucional na universidade. Ele fez mestrado em Direito na Yale Law School (EUA), em 1989, e doutorado em Direito Público na Uerj, em 2008. Em 2011, realizou estudos de pós-doutorado como visiting scholar na Universidade de Harvard (EUA).

Barroso foi o primeiro colocado no concurso público para procurador do Estado do Rio de Janeiro, em 1985. Em 2013, ele tomou posse como ministro do STF, na vaga de Ayres Britto. É vice-presidente do TSE desde 2018.