Destaques da Home | 14 de janeiro de 2021 11:32

Nova administração do Tribunal do Rio tomará posse em 5 de fevereiro

Novos integrantes da administração do Tribunal de Justiça do Rio | Foto: Matheus Salomão

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro terá nova administração a partir de 5 de fevereiro. Seis magistrados serão empossados no plenário do Tribunal Pleno, em solenidade marcada para as 14h. O desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira assumirá a presidência do Judiciário fluminense (biênio 2021/2022).

Eleitos em 30 de novembro, também tomarão posse os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Maldonado de Carvalho (1º vice-presidente), Marcus Henrique Pinto Basílio (2º vice-presidente), Edson Aguiar de Vasconcelos (3º vice-presidente) e Cristina Tereza Gaulia (diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro).

Em respeito às recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a disseminação do coronavírus, os cumprimentos aos empossados serão recebidos por e-mail. A solenidade será transmitida pelo canal do TJ-RJ no Youtube.

Henrique Figueira sucederá na presidência ao desembargador Claudio Mello. Em entrevista à AMAERJ, ele ressaltou ser preciso investir na transformação digital do Tribunal, a fim de melhorar a estrutura.

“Com a pandemia, houve profunda modificação na relação de trabalho, que passou a ser feito de casa, e me parece difícil voltar ao sistema anterior exclusivamente de presença nos gabinetes, cartórios e secretarias. Assim, será necessário redimensionar com bastante cuidado a ferramenta tecnológica a fim de preservar a excelência do serviço judicial em nossa Corte, sem dúvida o melhor do país”, disse o futuro presidente.

Confira abaixo os integrantes da administração eleita do TJ-RJ e os e-mails para cumprimentos:

Henrique Carlos de Andrade Figueira
Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ)

cumprimentos.pres@tjrj.jus.br

Desembargador Henrique Figueira ingressou na Magistratura em 1988 | Foto: Evelyn Soares

O futuro presidente é carioca de Laranjeiras e tem 64 anos. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1978, Henrique Figueira trabalhou em Varas Cíveis e de Fazenda Pública na capital. Foi juiz auxiliar da presidência (2001 a 2003) e da 3ª vice-presidência do TJ (1996 a 1999). Desembargador há 17 anos, atua na 5ª Câmara Cível. Presidiu a Mútua dos Magistrados (2009 a 2012) e atuou como diretor-adjunto da AMAERJ (1994 a 1996 e 1998 a 2000). É católico e botafoguense.

Ricardo Rodrigues Cardozo
Corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro

cumprimentos.cgj@tjrj.jus.br

Ricardo Rodrigues Cardozo é desembargador há 17 anos | Divulgação

Nascido em Niterói, Cardozo tem 64 anos. É bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), formado em 1979. Atuou como defensor público. É magistrado desde 1988 e desembargador há 17 anos. Preside a 15ª Câmara Cível. Foi diretor-geral da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), de 2017 a 2018, e presidente da COMAQ (Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais), de 2015 a 2016.

José Carlos Maldonado de Carvalho
1º vice-presidente do TJ-RJ

cumprimentos.1vice@tjrj.jus.br

José Carlos Maldonado é magistrado há 33 anos | Foto: Matheus Salomão

Natural de Niterói, Maldonado tem 70 anos. Formou-se em Direito em 1978 pela Universidade Gama Filho. É mestre em Direito e Evolução Social pela Estácio (2004). Atua como desembargador há 17 anos e preside a 1ª Câmara Cível. Foi juiz auxiliar da presidência do TJ e presidente da Comissão de Segurança Institucional do Tribunal (Coseg).

Marcus Henrique Pinto Basílio
2º vice-presidente do TJ-RJ

cumprimentos.2vice@tjrj.jus.br

Marcus Basílio é magistrado desde 1988 | Foto: Diego Carvalho

Nascido em Niterói (Região Metropolitana), Marcus Basílio tem 61 anos. É bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), formado em 1982. Atuou como defensor público. Magistrado desde 1988, ele é desembargador há 15 anos. Integra a 1ª Câmara Criminal.

Edson Aguiar de Vasconcelos
3º vice-presidente do TJ-RJ

cumprimentos.3vice@tjrj.jus.br

Edson Aguiar ingressou na Magistratura em 1984 | Foto: Matheus Salomão

Natural do Rio de Janeiro, Aguiar tem 61 anos. É bacharel em Direito pela Uerj, formado em 1977, mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa (Portugal). É desembargador há 18 anos. Preside a 17ª Câmara Cível. Foi presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) em 2015.

Cristina Tereza Gaulia
Diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ)

cumprimentos.emerj@tjrj.jus.br

Cristina Gaulia é magistrada há 33 anos | Divulgação

Carioca, Gaulia tem 64 anos. Ela é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), formada em 1980, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, mestre em Direito pela Estácio e especialista em mediação pela Université du SherBrooke/Université McGill, de Montreal (Canadá). Atuou como promotora de Justiça do Estado do Rio de 1984 a 1988. É desembargadora há 14 anos e integra a 5ª Câmara Cível. Coordena os programas Justiça Itinerante e Justiça Cidadã.

Leia também: Presidente eleito, Henrique Figueira quer ‘transformação digital’ no TJ
Revista Fórum: Os novos líderes do Judiciário fluminense
AMAERJ finaliza as reformas na sede de Vargem Grande