AMAERJ | 27 de maio de 2020 12:34

Na TV Justiça, juízes falam sobre funcionamento de cartórios

Os juízes Alexandre Chini, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), e Jorsenildo Dourado do Nascimento, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), participam na noite desta quinta-feira (28) do programa “CNJ Especial Coronavírus”, transmitido pela TV Justiça. Juízes auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça, os magistrados falarão sobre as mudanças impostas pelas regras sanitárias de isolamento social à rotina de atendimento dos cartórios.

Leia também: Votação de novo integrante do TRE-RJ termina na sexta-feira (29)
EMERJ promove live sobre mediação nesta quarta-feira (27)
Ministros do STF defendem independência do Poder Judiciário

A fim de que o atendimento ao público não seja prejudicado durante a pandemia do coronavírus, as corregedorias estaduais estão autorizadas pela Corregedoria Nacional a editar normas sobre o tema. Prevalece, dentre estas recomendações, a adoção do modelo online de atendimento cartorial. Há Estados que mantêm o atendimento presencial, com limites à frequência de pessoas nas instalações.

O programa será exibido às 21h30 desta quinta-feira, com, ao menos, três reapresentações previstas: na sexta-feira (29), às 5h45; no sábado (30), às 6h15; e na terça-feira (2), às 5h30.

Os convidados mostrarão como a pandemia mudou a rotina do serviço extrajudicial brasileiro e impôs novos desafios para que os cartórios, considerados serviços essenciais à população, pudessem manter a qualidade das atividades desempenhadas.

Durante o período de isolamento, a Corregedoria Nacional de Justiça editou atos normativos e autorizou as corregedorias estaduais a programar medidas conforme suas realidades.  Do atendimento ao público à implementação de práticas digitais, a rotina dos cartórios foi substancialmente alterada pela Covid-19. Intimações online, autorização para a prática de atos a distância e a recepção de documentos digitais são algumas das iniciativas adotadas.

A TV Justiça também está na Internet. No Youtube, o programa pode ser visto pelo canal TV Justiça Oficial.