O Museu da Justiça inaugurará nesta terça-feira (28) a Mostra de Quadros Restaurados, com obras dos artistas Augusto Bracet (1881–1960) e Auguste Petit (1844–1927), que retratam personalidades do Poder Judiciário fluminense que atuaram entre 1919 e 1933.
As pinturas expostas são retratos de desembargadores que presidiram o Tribunal da Relação do Estado do Rio de Janeiro, sediado no antigo Palácio da Justiça de Niterói. Elas compõem a história dos 270 anos dos Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro. A exposição aestará berta à visitação na Sala da Memória Iconográfica.
Os acervos selecionados na coleção do Museu da Justiça apresentavam ressecamento, craquelamentos, rasgos e abrasões. As molduras em madeira tinham os douramentos oxidados, sujos, com fraturas e perda de ornatos. A restauração foi supervisionada pelo Serviço de Acervo Museológico e Iconográfico.
Após a inauguração, a visitação ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, no Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, nº 29, Centro do Rio). A entrada é gratuita.
Leia também: Inscrições no Prêmio Innovare 2023 serão abertas em 8 de março
Presidente do TJ designa magistrados para comitê, conselho e coordenadoria
Curso de especialização em gênero e direito tem inscrições prorrogadas