Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, o Museu da Justiça lançou, nesta segunda-feira (5), o Catálogo Virtual de Processos da Nobreza. Fruto das atividades de conservação e pesquisa de processos judiciais que envolvem personagens que desempenharam papel de destaque na história social brasileira pós-independência, o instrumento de pesquisa reúne informações biográficas de membros da família imperial e de detentores de títulos nobiliárquicos.
De iniciativa do Museu da Justiça, unidade responsável pela preservação da memória do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o projeto ainda será objeto de futuras ampliações, conforme avançarem as pesquisas e o tratamento técnico de mais itens já identificados.
Inicialmente, foram tratados processos de agraciados com títulos de duques, marqueses e condes, além de membros da casa imperial. Acesse aqui.
Como parte das celebrações dos 200 anos da Independência, haverá apresentação musical na sexta-feira (9). O Salão Nobre do Museu da Justiça receberá os músicos Harold Emert, no oboé, Aleida Schweitzer, ao piano, e Cosme Silveira, no fagote. No programa, obras do compositor Sigismund von Neukomm.
Com entrada gratuita, o evento começará às 12h30, no 3º andar do antigo Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel, nº 29, Centro do Rio).
Leia também: Reivindicação da AMAERJ leva governo a unificar Entrâncias Comum e Especial
Presidente do STJ fará palestra no Rio sobre a integridade judicial
Juízes do Rio têm a maior carga de trabalho do país, informa o CNJ