Em comemoração aos 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) promoverá nesta sexta-feira (19), às 13h, júri simulado do caso “A Fera de Macabu”. O evento acontecerá no salão histórico do 1º Tribunal do Júri, no Museu da Justiça.
O desembargador Fábio Uchôa presidirá a sessão. A acusação será realizada pela procuradora de Justiça Patricia Glioche. A defesa ficará a cargo do presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal do Rio de Janeiro (Anacrim-RJ), Flávio Fernandes. Os três participaram do último júri realizado no antigo Palácio da Justiça, em maio de 2009.
O caso a ser julgado é considerado um dos mais controversos do Brasil. Manuel da Mota Coqueiro, apelidado de “A Fera de Macabu”, foi um importante fazendeiro da região Norte Fluminense condenado à pena de morte por, suspostamente, ter mandado matar toda uma família de colonos.
Promovido pela Comissão Acadêmica da Anacrim-RJ e pelo Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estácio (Unesa), de Copacabana, o evento é destinado aos estudantes de Direito da Unesa e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Leia também: Tribunal inaugura retratos de Celso Ferreira e Paulo de Tarso em galeria
Presidente do Supremo lançará no TJ-RJ nova edição de livro
Relatório Justiça em Números 2022 será divulgado em 1º de setembro