AMAERJ | 28 de setembro de 2018 15:43

Ministros, juízas e professores tratam de pesquisa sobre a magistratura, na AMAERJ

Saldanha, Marcia Hollanda, Werneck, Renata Gil, Maria Alice, Burgos, Salomão e Bellizze

Os dados coletados na pesquisa da AMB “Quem somos? A magistratura que queremos” foram analisados pelos organizadores do estudo, nesta sexta-feira (28), na AMAERJ. Ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a presidente Renata Gil (AMAERJ) e professores da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) trataram do calendário de divulgação do estudo nacional.

O grupo definiu a realização de um seminário para debater os dados da pesquisa. Além de Renata Gil, participaram do encontro os ministros Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze e Antonio Saldanha, a juíza do TJ-RJ Marcia Hollanda e os professores da PUC-Rio Luiz Werneck Vianna, Maria Alice de Carvalho e Marcelo Burgos.

Leia também: Toffoli assina MP que reabre prazo para a adesão ao Funpresp-Jud
Secretaria Institucional da AMB define atuação em Brasília
Recorde de inscritos: Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli recebe 355 trabalhos

Lançado em maio, o levantamento mostrará o perfil atual da magistratura brasileira. O objetivo é buscar melhorias para a classe e traçar as diretrizes para o Judiciário. Os juízes e desembargadores de todo o país puderam responder o questionário online até o fim de agosto. Foi a segunda vez que a AMB realizou uma pesquisa deste porte – a primeira aconteceu há 21 anos.

Presentes na primeira edição, os professores Luiz Werneck Vianna e Maria Alice de Carvalho seguem à frente do levantamento. Os pesquisadores compararão as magistraturas atual e a de 1997. Luis Felipe Salomão e Renata Gil são os coordenadores do estudo.

“A primeira pesquisa foi revolucionária. A partir dali pudemos nos conhecer, e chamou a atenção da sociedade para a figura do juiz. Hoje, temos a oportunidade de renovar e reavaliar a pesquisa anterior. A AMB desenvolve a pesquisa para examinar esse período passado e tentar enxergar um futuro melhor”, afirmou Salomão.

Segundo Renata Gil, a pesquisa é uma grande oportunidade para a construção de um plano para a magistratura. “Com o estudo, será possível criarmos a nossa própria pauta, ao invés de só nos defendermos”, disse a presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB.

Reunião aconteceu na Sede Administrativa da AMAERJ