AMAERJ | 25 de março de 2024 18:43

Maria Cristina de Brito Lima toma posse como desembargadora do TJ-RJ

A nova desembargadora Maria Cristina de Brito Lima tomou posse, nesta segunda-feira (25), no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participou da solenidade.

Magistrada há 30 anos e promovida pelo critério de antiguidade, Maria Cristina de Brito Lima entrou no plenário acompanhada dos desembargadores Cristina Gaulia e Marco Aurélio Bezerra de Melo.

A nova desembargadora se disse muito feliz e recompensada com a carreira da Magistratura.

“Chego agora ao segundo grau no tempo certo, depois de uma profícua jornada, circunstância esta que só me alegra, pois olho para trás e vejo muitas realizações. Tive tempo de inovar, experimentar, vivenciar em todas as dimensões a judicatura de primeiro grau, sentindo-me abundantemente recompensada. É no espírito de contribuição e respeito à sociedade e aos seus direitos que chego a esta Casa para somar esforços, defendendo os mesmos ideais e com a mesma postura de consideração, respeito e apreço aos jurisdicionados e a todos os membros dos órgãos essenciais à implementação de justiça”, disse.

O desembargador Caetano da Fonseca Costa, 1º vice-presidente do TJ-RJ, discursou em nome da Corte.

“A desembargadora Maria Cristina sempre soube interpretar e aplicar a lei com extremo senso de justiça, pautando a sua atuação pelo equilíbrio que há de existir entre o frio cumprimento das regras com as vulnerabilidades dos menos afortunados e oprimidos. Além de justa, sempre foi reconhecida pela imparcialidade e independência, predicados essenciais à judicatura”, afirmou.

O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, deu as boas-vindas.

“Pelo pouco tempo que a conheço, senti que vossa excelência é uma mulher que mereceu chegar, lutou para chegar e que faz jus a ter assento aqui. Vejo que vossa excelência está muito feliz, mas saiba que felicidade maior é da Corte em recebê-la. Tenha muito sucesso e use de sua força, desse acolhimento que tem para dar às pessoas que precisam e desse senso de justiça para acrescer a nossa Corte.”

Foto: Rosane Naylor

Maria Cristina de Brito Lima é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Direito pela Universidade Gama Filho e doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Ingressou na Magistratura fluminense em 1993, pelo 17º Concurso. Era titular da 6ª Vara Empresarial.

Leia também: Presidente da AMAERJ trata de ação coletiva com magistrados e pensionistas
Juíza Eunice Haddad acompanha seminário com ministro Antonio Saldanha e magistrados do Rio
Magistrados debaterão nesta terça-feira os avanços e desafios da proteção às crianças