Notícias | 21 de maio de 2020 12:45

Juízes criminais treinam uso de plataforma virtual de audiências

Juízes testam o modo de compartilhamento de tela para exibição de documento na plataforma | Reprodução/CGJ

A pedido dos magistrados, a equipe da Corregedoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro realizou audiências virtuais de simulação, nesta quarta-feira (20). Ao menos 40 juízes criminais participaram do treinamento sobre o uso da plataforma Cisco Webex.

Os magistrados foram divididos em três turmas e receberam instruções sobre as funcionalidades da plataforma na realização de audiências virtuais. O teste foi autorizado pelo corregedor Bernardo Garcez.

Com longa experiência em varas criminais do Estado, a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, auxiliar da Corregedoria, explicou o sistema. A equipe do Departamento de Suporte Operacional da Corregedoria (Desop), liderada pelo diretor Antonio Ligiero, participou da simulação.

Audiências virtuais no Rio e São Gonçalo

A juíza Alessandra Bilac, da 42ª Vara Criminal da Capital, fez as duas primeiras audiências da unidade, nesta quarta-feira. Em uma delas, dois policiais militares foram ouvidos diretamente de seus batalhões. O réu e o defensor público do caso usaram a funcionalidade de conversa reservada. O início da audiência ocorreu somente depois de o assistido ter falado com seu defensor. Houve interrogatório do réu. A sentença foi proferida no mesmo dia.

A juíza Cristiane Brandão, da 1ª Vara Criminal de São Gonçalo, também realizou suas três primeiras audiências virtuais. Ao todo, foram ouvidos quatro PMs do 7º Batalhão em processos de tráfico de drogas. Os réus foram ouvidos do Complexo Penitenciário de Gericinó.

(Com informações da CGJ-RJ)

Leia também: Vanice Valle atende aos associados por aplicativo virtual
TSE fará inédita posse virtual de Barroso e Fachin na segunda (25)
TJ-RJ alcança mais um recorde de decisões durante a pandemia