Destaques da Home | 26 de março de 2024 10:49

Magistrados recebem homenagem do Poder Legislativo do Rio

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro homenageou os desembargadores Luiz Eduardo Cavalcanti Canabarro e Luiz Umpierre de Mello Serra e os juízes Afonso Henrique Ferreira Barbosa, Anderson de Paiva Gabriel e João Felipe Nunes Ferreira Mourão, na noite desta segunda-feira (25). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, integrou a mesa de honra da solenidade, no plenário do Palácio Pedro Ernesto.

O desembargador Luiz de Mello Serra e o juiz João Felipe Mourão foram condecorados com a Medalha Pedro Ernesto. O desembargador Luiz Eduardo Canabarro e os juízes Afonso Henrique Barbosa e Anderson de Paiva receberam o Título de Cidadão Benemérito do Município. Autor das homenagens, o vereador João Mendes de Jesus presidiu a sessão. 

Após ser condecorado, o desembargador Mello Serra disse estar comprometido “em manter sempre viva a luz de Pedro Ernesto, um defensor da liberdade, das ideias, da educação, da saúde e da distribuição dos bons serviços à população”.

O magistrado destacou a atuação da presidente Eunice Haddad à frente da AMAERJ. “Nossa dileta presidente bravamente defende a Magistratura com um pulso importante, que, nesse momento e nos momentos mais difíceis, tem mostrado grande talento”, afirmou.

Ao discursar, o desembargador Canabarro ressaltou que busca pautar sua atuação sempre da melhor forma. “Sempre prezei e tentei fazer o melhor possível para proporcionar a todas as pessoas que passaram na minha vida aquilo que elas têm direito. Isso que fiz durante toda a minha carreira”.

O juiz João Felipe Mourão destacou o que representa ser agraciado com a Medalha Pedro Ernesto. “Uma grande responsabilidade que me impulsiona a continuar trabalhando em prol de um futuro melhor para a sociedade.”

A missão da carreira da Magistratura de prestar a jurisdição foi abordada pelo juiz Afonso Barbosa. “É um reconhecimento, mas sei também que essa missão nossa, desde que ingressamos na Magistratura, é uma missão que não termina. É a cada dia, enfrentando os desafios e buscando a verdade e a Justiça a cada momento”.

O juiz Anderson de Paiva agradeceu a todos. “Esta homenagem é extensiva àqueles que nos fizeram chegar até aqui e, certamente, eu não chegaria aqui se não fossem meus pais, minha esposa, minha irmã e meus sogros. Muito obrigado por tudo”.

Criada em 1980, a Medalha Pedro Ernesto é a principal homenagem que a cidade do Rio presta a quem se destaca na sociedade civil. O Título de Cidadão Benemérito é concedido a personalidades que desempenham trabalhos relevantes em prol do município.

Leia também: Juíza Rita Vergette será homenageada pela Câmara Municipal de Niterói
Dirigentes da AMAERJ-Nova Iguaçu são empossados em encontro na Baixada Fluminense
Em seminário no TJ, magistrados ressaltam a importância da proteção à infância