segunda, 21 de setembro de 2020

Justiça Eleitoral | 20 de julho de 2020 14:07

Magistrados participam de talk show sobre notícias falsas

O desembargador Cláudio Brandão, presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), e os juízes Ricardo Alberto Pereira (diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio) e Luiz Márcio Pereira (coordenador da propaganda eleitoral do Rio) participarão de um talk show na sexta-feira (24), das 9h30 às 11h30. Eles debaterão o tema “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas eleições municipais?”.

Inscreva-se aqui para assistir ao talk show, que faz parte do evento online de combate à desinformação “Democracia Digital – Eleições 2020”. A iniciativa é da Agência Lupa, do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Leia também: AMAERJ pede a TJ que prorrogue o ajuste de metas de produtividade
OAB-RJ convida o presidente da AMAERJ para live sobre ação virtual
Associado pode votar no Hors Concours 2020 até 10 de agosto

O objetivo da ação é construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação nas próximas eleições com a participação de públicos estratégicos e com o apoio de TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), TSE (Tribunal Superior Eleitoral), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos de todos os Estados.

Também estarão no talk show a procuradora regional eleitoral Silvana Batini, a promotora de Justiça Miriam Lahtermaher, a advogada Vania Aieta (presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB-RJ), a jornalista Petria Chaves (âncora da CBN), Natália Leal (diretora de Conteúdo da Agência Lupa), Ariel Kogan (codiretor do IT&B) e Luciano Caparroz Pereira Santos (diretor do MCCE).

Das 14h às 16h, haverá uma oficina virtual de checagem, conduzida pelo jornalista Raphael Kapa, um dos fundadores da Agência Lupa. Serão abordados tema como mecanismos para identificar imagens e notícias falsas, dicas básicas para não “cair” em notícias falsas, metodologia de checagem, o impacto da desinformação na democracia e o que aprendemos nas últimas eleições e com a pandemia do coronavírus. Inscreva-se aqui para a oficina.