Notícias | 06 de agosto de 2019 15:15

Juízes participam de lançamento da Patrulha Maria da Penha

Claudio de Mello Tavares e Wilson Witzel lançam o programa

A cor lilás se uniu ao tradicional azul e branco em viaturas da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” atenderá casos de violência contra a mulher em todo o Estado, fiscalizando o cumprimento de medidas protetivas. Magistrados do Rio de Janeiro participaram, nesta segunda-feira (5), do lançamento do programa, criado pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) em parceria com a PM.

Os policiais militares que se voluntariaram para atuar na patrulha especial foram treinados por magistrados do TJ-RJ para atender às novas funções. Todos vão carregar no braço o símbolo do programa. A assinatura do convênio foi realizada no Quartel General da PM, no Centro do Rio, e contou com as presenças do presidente do TJ, Claudio de Mello Tavares, do governador Wilson Witzel, e do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem.

Leia também: Voz feminina na sociedade é o destaque do 8º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli
Em reunião, diretoria da AMAERJ trata dos impactos da Reforma
Toffoli atende AMB e adia julgamento sobre uso de redes sociais

Só em 2019, mais de 12 mil casos de agressões foram registrados nos Juizados de Violência Doméstica do TJ do Rio. O cenário de desrespeito e violência contra as mulheres fez com que o Judiciário criasse, junto ao governo do Estado, mais uma ferramenta de prevenção e combate.

“Precisamos dar um basta na violência. Este é mais um passo muito importante para atingirmos nosso objetivo. O Tribunal vem criando mecanismos para reduzir o número de crimes. Esta é mais uma parceria que eu tenho certeza que dará certo. As medidas protetivas são fundamentais, mas não são suficientes. É preciso fiscalizar e acompanhar a situação das mulheres. Precisamos ampará-las e garantir sua segurança”, destacou o presidente do TJ-RJ.

Magistrados do Rio presentes ao lançamento

A desembargadora Suely Lopes Magalhães (presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica – COEM) afirmou que a Patrulha será um exemplo para todo o Brasil e definiu o lançamento como histórico. “A atuação firme e preparada dos policiais dará apoio às mulheres que já têm uma medida protetiva, mas que seguem em situação de risco. Além dessa parceria, estamos nos preparando para levar os atendimentos da Sala Lilás a dois hospitais do Estado [Duque de Caxias e São Gonçalo], para acudir com rapidez e eficiência as mulheres.”

O governador Wilson Witzel disse que a parceria será importante para haver agilidade nas medidas a serem tomadas. “Nos últimos 20 anos, seguimos vivenciando casos graves de agressões contra as mulheres. O projeto será fundamental e marcará um ponto de virada na defesa das mulheres e das famílias.”

De acordo com o secretário estadual da PM, coronel Rogério Lacerda, a corporação atende, em média, cerca de 170 chamados por dia. A maioria é de casos de violência doméstica.

Fonte: TJ-RJ | Fotos: Brunno Dantas/TJ-RJ e divulgação