Brasil | 23 de maio de 2022 15:17

Magistrados falarão sobre combate ao assédio em semana dedicada ao tema

Com participação de magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá desta terça-feira (24) até a próxima sexta-feira (27) a 1ª Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação.

Leia também: Magistrados falarão sobre combate ao assédio em semana dedicada ao tema
Em ‘O Dia’, Elton Leme exalta Justiça eleitoral e urna eletrônica
Órgão Especial do TJ-RJ define a remoção de 23 magistrados

A abertura, às 11h desta terça, reunirá a desembargadora Andréa Pachá, palestrante do tema “Representatividade contra a discriminação”, e a mediadora Mirela Erbisti, juíza do TJ-RJ.

No dia seguinte, no mesmo horário, a juíza Mirela novamente fará a mediação, em conjunto com a assistente social Soyanni Silva Alves, do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero, de Apoio às Magistradas e Servidoras e de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (Cogen), do Tribunal do Rio.

A palestra abordará o tema “Preconceito e discriminação”, a ser ministrada pela desembargadora Leila Maria Mariano, do TJ-RJ, e pela juíza Leidejane Chieza Gomes da Silva, do Cogen e titular da Vara Única da Comarca de Natividade-Varre-Sai, no Norte Fluminense.

No terceiro dia, às 11h de quinta-feira (26), será proferida a palestra “Assédio” pela advogada Mayra Cotta, consultora em compliance de gênero e autora de “Roupa, mulher, trabalho: como se veste a desigualdade de gênero”, livro-referência sobre o assunto.

A mediação reunirá quatro especialistas: as juízas Maria Daniella de Castro e Tulla de Mello, do Cogen; e os servidores Maria Araci Martins Breckenfeld e Francisco Marcos Motta Budal.

No encerramento, na sexta-feira (27), com início às 15h30, atuarão como mediadores da roda de conversas “Assédio e Discriminação” os juízes Juliana Cardoso, do Cogen e diretora do Departamento de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica da AMAERJ, e Eric Scapim, diretor do Departamento de Recepção de Novos Magistrados da Associação; e os servidores Francisco Marcos Motta Budal, da EMERJ e Marcia Valeria Vicente Guinancio, do Cogen.

A semana acontecerá no auditório Desembargador Joaquim Antonio de Vizeu Penalva Santos, na sede da EMERJ (Rua Dom Manuel, 25, Centro do Rio). Não será necessária a inscrição prévia.