AMAERJ | 01 de setembro de 2022 17:48

Magistrados do Rio são os campeões de produtividade pela 13ª vez, atesta CNJ

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) é o mais produtivo do Poder Judiciário brasileiro pelo 13º ano consecutivo, de acordo com o Relatório Justiça em Números 2022 (ano-base 2021), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O desempenho dos magistrados fluminenses é 80% superior à média nacional. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (1º).

Os juízes e desembargadores do Rio lideram o ranking do Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM), com média de 2.939 casos julgados por cada magistrado. A média da Justiça estadual brasileira é de 1.628. No segmento de tribunais de grande porte, o TJ-RJ é seguido pelos Tribunais de Justiça de São Paulo (1.807), Rio Grande do Sul (1.706), Minas Gerais (1.500) e Paraná (1.302).

A AMAERJ parabeniza os magistrados do Rio de Janeiro pelo trabalho de alta qualidade na prestação jurisdicional em todo o Estado. A Associação tem orgulho em representar profissionais extremamente competentes, exemplos para o país.

O Índice de Atendimento à Demanda do TJ-RJ é de 131,6%, o maior entre todos os Tribunais de Justiça.

O Justiça em Números 2022 foi apresentado durante a 2ª Reunião Preparatória para o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O relatório é a principal fonte das estatísticas oficiais do Judiciário brasileiro. Anualmente, desde 2004, o estudo divulga a realidade dos tribunais, com detalhamentos da estrutura e produtividade, além dos indicadores e das análises para subsidiar a gestão judiciária.

Nesta edição, o anuário agrega informações obtidas de forma automatizada por meio da Base de Dados do Poder Judiciário (Datajud), o que permite maior detalhamento e confiabilidade nos índices obtidos.

Confira aqui o relatório completo.

Leia também: Judiciário teve 27,7 milhões de casos abertos no último ano
Órgão Especial promoverá juiz a desembargador no próximo dia 12
Tribunal Pleno analisará proposta de resolução das câmaras especializadas