Com direção do juiz Afonso Henrique Barbosa e palestra da juíza Raquel Chrispino, a 5ª edição do painel de debates “Mulheres Eleitoralistas” acontecerá em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Os magistrados integram o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Marcado para começar às 11h30, o encontro terá como tema “Discurso de ódio, democracia e a proteção dos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade social”. Serão abordadas a efetividade das cotas de gênero e racial na promoção das candidaturas femininas, as ameaças dos discursos de ódio à democracia e a violência política de gênero.
A ex-desembargadora eleitoral Cristiane Frota será a mediadora. Também haverá palestras da juíza Kamile Castro, ouvidora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE); da procuradora regional da República Raquel Branquinho; e da professora Clarissa Maia, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
A sede do TRE-RJ fica na Avenida Presidente Wilson, 198, 2ª andar, Centro do Rio. O debate é organizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). Inscreva-se aqui.
Leia também: Inscrições no Prêmio Innovare 2023 serão abertas em 8 de março
Curso de especialização em gênero e direito tem inscrições prorrogadas
Presidente do TJ designa magistrados para comitê, conselho e coordenadoria