AMAERJ | 20 de agosto de 2019 14:04

Luiz Fux recebe homenagem pelos 43 anos como operador do Direito

Os 43 anos de atuação do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, no Direito serão celebrados em seminário nesta sexta-feira (23). Organizado pela AMAERJ e pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), o encontro reunirá colegas e admiradores do homenageado.

A abertura do seminário estará cargo do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Claudio de Mello Tavares; da presidente da AMAERJ, Renata Gil (AMAERJ); e do diretor-geral da EMERJ, André Andrade. O encontro acontecerá das 9h30 às 12h na sede da EMERJ, no auditório Paulo Roberto Leite Ventura (Rua Dom Manuel, 25, 1º andar, Centro do Rio de Janeiro).

Leia também: Associações tratam de mudanças na Reforma da Previdência com senadores
Delegados aderem a ato no Rio contra PL do Abuso, nesta quinta (22)
Renata Gil pede veto a PL à Secretaria-Geral da Presidência da República

O seminário terá palestras dos ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha e do jurista e professor universitário Paulo Cezar Pinheiro Carneiro. Inscreva-se aqui para participar do evento.

No encontro, a fotografia de Luiz Fux será inaugurada na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ. O seminário é coordenado pelo juiz Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte e pelo promotor Humberto Dalla Bernardina de Pinho.

Nascido no Rio de Janeiro, Fux formou-se em Direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 1976. Após exercer a advocacia por três anos, ele tomou posse como promotor de Justiça do Rio de Janeiro. Em 1983, ingressou na magistratura do Estado, onde atuou como juiz nas comarcas de Niterói, Caxias, Petrópolis e da Capital. Em 1997, foi promovido a desembargador do TJ-RJ.

Fux foi ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de 2001 a 2011, quando chegou ao STF. Em 2018, presidiu o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). É vice-presidente do Supremo desde setembro do ano passado.