No Dia Nacional do Ministério Público, celebrado nesta sexta-feira (14), 18 personalidades foram homenageadas pelo MP-RJ. O vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, e a presidente da AMAERJ, Renata Gil, receberam o Colar do Mérito do Ministério Público, maior honraria concedida pela instituição.
Emocionado, Luiz Fux discursou em nome dos homenageados. O ministro lembrou que, antes de exercer a magistratura, foi promotor de Justiça de 1979 a 1982.
“Esta é uma significativa solenidade marcada por profunda emoção. Todos que receberam a medalha ficaram emocionados. Entrei no Ministério Público em 1979 e é, com muita emoção, que vejo que aqui deixei tantos amigos e alunos. Parabenizo os homenageados, amigos do MP e da magistratura, que tanto acrescentaram a esta instituição. Tenho enorme gratidão por ter pertencido ao Ministério Público. Ser Ministério Público é amar o Brasil”, disse Fux.
Leia também: Tribunal Regional Eleitoral do Rio abre edital de rodízio de juízes
Renata Gil fala sobre avanços no combate à corrupção em entrevista à TV Pública de Angola
Pleno elege integrantes do TRE, Conselho da Magistratura e Órgão Especial
Também foram agraciados com a comenda do MP os desembargadores Luiz Roldão Filho (TJ-RJ) e Abel Gomes (TRF-2); os generais Braga Netto (interventor federal) e Richard Nunes (secretário estadual de Segurança); os procuradores de Justiça Angela Maria dos Santos, Conceição Maria de Oliveira, Elizabeth de Lima, Marcia Maria Porto, Mária Luiza Miranda, Norton de Mattos, Patricia da Rosa e Vanda de Barros; os promotores de Justiça Bernardo Vieira e Elisa Monteiro; a analista do MP-RJ Gerusa Stavridis; e o assessor especial da presidência da OAB-RJ Anderson Franco.
O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, parabenizou as personalidades homenageadas e destacou o trabalho em conjunto pela defesa da Justiça.
“O dia 14 de dezembro para nós é um dia de festa, de júbilo e de encontrar amigos antigos, que não podemos deixar de registrar gratidão. Solidariedade institucional é uma palavra de ordem. As autoridades que compõem essa mesa e os agraciados com a comenda corporificam muito bem instituições federais e estaduais com exitosos históricos de integração com o MP estadual na defesa dos interesses mais prementes da sociedade fluminense”, afirmou Gussem.
Além de Gussem, compuseram a mesa da cerimônia, Maria Augusta Vaz (3ª vice-presidente do TJ-RJ), Marianna Montebello Willeman (presidente do TCE-RJ), Luciana Silveira (corregedora-geral do Ministério Público), Rodrigo Zambão da Silva (procurador-geral do Estado), Felipe Santa Cruz (presidente da OAB-RJ), Ricardo Andrade Saad (delegado da Polícia Federal), Marcelo Rabello de Souza (conselheiro do CNMP), Fernando Mattos (conselheiro do CNJ), Antônio Carlos de Sá (procurador-geral do município), Luciano Mattos (presidente da AMPERJ), Maria do Carmo Casanova (presidente do Ceprojus), Luiz Antônio de Araújo (presidente do COMPERJ) e Lilian Moreira Pinho (presidente da FEMPERJ). A desembargadora do TJ-RJ Gizelda Leitão também esteve na solenidade.