Notícias | 05 de março de 2012 14:43

Livro do juiz Aylton Vasconcellos, que será lançado hoje, ganha destaque em coluna da ConJur

O livro “Segredos de Sangue”, do juiz Aylton Cardoso Vasconcellos, ganhou destaque na edição de hoje (5) da coluna de livros “Estante legal”, assinada pelo jornalista Robson Pereira, na revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur). A obra também ganhou destaque no portal de notícias R7. O magistrado vai lançar o romance, nesta segunda-feira (5), no auditório da Amaerj, em coquetel de lançamento com início às 17h30. O título, a ser publicado pela editora Multifoco, é sua estreia na ficção literária. Leia abaixo, na íntegra, a coluna da ConJur:

A estreia de um juiz na literatura policial

O juiz Aylton Cardoso Vasconcellos faz a sua estreia oficial, nesta segunda, como o mais recente integrante da chamada literatura policial. Segredos de Sangue, de sua autoria, será lançado logo mais à tarde, no auditório da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), no centro da cidade. O romance, que explora temas como corrupção, drogas, celibato e inclui uma abordagem sobre o meio jurídico, gira em torno de um detetive que decide investigar por conta própria o misterioso assassinato de um frade franciscano, que dirigiu um orfanato, onde ele, o detetive, passou parte da infância. Aos poucos, durante as investigações, vão surgindo os segredos acentuados no título, envolvendo o protagonista e sua família, formando um quebra-cabeça desconcertante.

É um livro de ficção, mas é inegável a influência do cotidiano vivido pelo autor, principalmente no desenvolvimento da trama e na construção dos personagens. “Toda obra de ficção exige um planejamento, um lado racional, mas você também escreve muito com o seu inconsciente”, afirma o magistrado. “Os leitores que atuam na área jurídica, por exemplo, vão reconhecer muita coisa da nossa vivência.”

Segredos de Sangue começou a ser escrito há cerca de 10 anos, antes mesmo de o autor ingressar na magistratura, em 2005. A história, por sinal, precisou ser interrompida duas vezes. Na primeira, para estudar para o concurso que o levou ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Depois, já empossado, para concluir o mestrado em Direito Processual na UERJ, em 2006. A trama só deslanchou mesmo quando Aylton Vasconcellos foi transferido para Arraial do Cabo, na região dos Lagos fluminenses, onde encontrou mais tempo e elementos para formatar a história.

Mas a demora na conclusão do livro foi benéfica para os leitores. “Se eu tivesse concluído o livro lá atrás, não teria tantos elementos, não teria conseguido incluir tantas experiências”, afirma o autor, ao explicar que boa parte dessas experiências decorre do fato de trabalhar em uma vara única, com múltiplas competências. “Atuar em uma comarca do interior proporciona um contato com o drama humano em todos os seus aspectos, que eu não teria em um grande centro urbano, o que foi bom para o romance”, diz.

O livro é o primeiro de uma trilogia planejada por Vasconcellos, leitor voraz e confesso admirador de grandes nomes da literatura mundial, como Dostoiévski, Cervantes, Alexandre Dumas e Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, entre outros que, segundo ele, influenciaram e continuam a influenciar não apenas a sua visão de mundo, mas a própria maneira de julgar.

“A literatura te leva a conhecer melhor o ser humano e ter acesso à psicologia dos personagens, algo muito difícil de obter em um texto técnico ou científico”, explica Vasconcellos. Para ele, entender melhor a motivação das pessoas, aquilo que está por trás de suas ações, ajuda qualquer pessoa a fazer um julgamento melhor. “E não só ao juiz, pois, afinal, todos julgam, instintivamente, o tempo inteiro, sejam as atitudes dos outros ou suas próprias ações.”

Serviço:

Título: Segredos de Sangue

Autor: Aylton Cardoso Vasconcellos

Editora: Multifoco

Lançamento: 5 de março (segunda-feira)

Local: Auditório da Amaerj — Rio de Janeiro

Horário: 17h30

Informações: (21) 3133-2315

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da ConJur

| Amaerj apresenta “Segredos de Sangue” do juiz Aylton Vasconcellos, nesta segunda (5)