“Por trás das grades: o encarceramento em massa no Brasil” é um livro que analisa o sistema penal no país sob um olhar criminológico-crítico. A obra é de autoria do advogado e pesquisador do Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação (CEDD/UnB), Victor Martins Pimenta. Ele explica de forma minuciosa a política do sistema prisional e desmistifica percepções do senso comum sobre as funções desempenhadas pelas prisões.
Leia também: Maioria do STF proíbe a realização de conduções coercitivas
Relatório do Novo CPP será apresentado na terça-feira
CNJ publica norma sobre uso de redes sociais e e-mail institucional
O autor busca aproximar dados disponíveis sobre a população carcerária no país, utilizando uma abordagem teórica e pesquisas empíricas para alcançar a compreensão do fenômeno do aprisionamento e do funcionamento do sistema penal. A partir daí, é sugerida uma reflexão sobre as verdadeiras funções que a prisão desempenha em nossa sociedade.
“No território latino-americano, o Estado é identificado como agente propulsor de violações de direitos humanos, realizados mediante a atuação das agências penais, incluindo as polícias e os sistemas de Justiça e o prisional. Não só as péssimas condições dos cárceres são apontadas como violações à dignidade da pessoa humana, mas o próprio sistema penal e o fenômeno do encarceramento são colocados como objetos de estudo e críticas contundentes. Destaco como o racismo e as seletividades penais impactam na especial vulnerabilidade de determinados públicos ao aprisionamento ou a outras formas de violência institucional”, explica Pimenta.
O livro foi lançado pela editora Revan e custa R$ 52,00.