Destaques da Home | 23 de janeiro de 2023 18:12

Lidia Sodré toma posse como desembargadora do Tribunal do Rio

Desembargadora Lidia Maria Sodré de Moraes e juíza Eunice Haddad

Promovida a desembargadora, Lidia Maria Sodré de Moraes tomou posse nesta segunda-feira (23) no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participou da solenidade.

Magistrada há 31 anos e promovida pelo critério de antiguidade, Lidia Sodré entrou no plenário acompanhada dos desembargadores Ricardo Couto de Castro e Renata França Fadel.

A nova desembargadora afirmou que sua posse decorre do estímulo dos colegas da Magistratura, familiares e amigos, que a incentivaram a concorrer à promoção.

“Vivenciando os passos da carreira, as memórias das comarcas, sentenças e do papel conciliador, nutre-me uma convicção de preservar a independência, humildade e o espírito de realizar justiça com ética e celeridade”, disse.

Lidia Sodré se disse honrada em assumir o cargo e destacou sua trajetória na Magistratura. “A grandeza do momento presente é depositada na razão direta da responsabilidade, pelo trabalho incansável ao longo de 31 anos na Magistratura em 1ª instância e na perseverança ao sacerdócio que nos gratifica ao cumprir essa missão sempre em estrita proteção aos valores do equilíbrio, virtude do direito e harmonia das leis.”

Ao discursar em nome do Tribunal, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo (corregedor-geral da Justiça e presidente eleito do TJ-RJ) relembrou que o avô da empossada, Emmanuel de Almeida Sodré (1888-1982), foi desembargador. Ele observou a “demora” de Lidia Sodré chegar ao 2º grau.

“Perguntei-lhe sobre a razão de não ter vindo antes, afinal vossa excelência, apenas considerando a antiguidade, já poderia ter sido promovida há pelo menos oito anos. Pelo critério de merecimento, nem se fala, certamente há muito mais tempo estaria aqui. Então, me revelou sua paixão pela Magistratura do 1º grau, seu gostar de ser juiz, em especial, pelo trabalho que faz à frente do 1º Juizado Especial Criminal da Capital”.

“Agora, são ares novos. Será muito querida e bem recebida. Tenho absoluta certeza que este Tribunal crescerá e se valorizará com a chegada de vossa excelência. Seja feliz na nova função”, afirmou Ricardo Cardozo.

O presidente do TJ-RJ, desembargador Henrique Figueira, deu as boas-vindas. “O Tribunal está em festa mais uma vez, trazendo para o seu convívio uma juíza com 31 anos de Magistratura, que fez uma carreira brilhante, um exemplo de magistrada. É uma emoção muito grande dar posse à vossa excelência. É ótimo ser juiz, mas o trabalho como desembargador é recompensador. Tenho certeza que terá muita alegria em estar nesse convívio. Desejo muito sucesso.”

Trajetória

Lidia Sodré tem 58 anos. Formou-se em Direito pela Universidade Candido Mendes (Ucam) em 1986. É pós-graduada em Processo Civil, também pela Ucam. Além de advogada, trabalhou como analista judiciária e comissária da Infância e Juventude do TJ-RJ.

A nova desembargadora ingressou na Magistratura fluminense em novembro de 1991, pelo 12º Concurso. Passou pelas Comarcas de Paraty, Itaguaí e Nova Iguaçu. Na Capital, atuou na 3ª Vara de Família e na 3ª Vara Cível de Jacarepaguá, na Turma Recursal Cível e, desde 2011, no 1º Juizado Especial Criminal.

Foi juíza eleitoral em Nova Iguaçu, de 1992 a 2003, e em Jacarepaguá, de 2004 a 2008. É autora do livro “Estatuto da Criança e do Adolescente com remissões”.

Leia também: Diretoria da AMAERJ define atuação em defesa dos magistrados
Competições esportivas da AMB começarão em março no Recife
AMAERJ parabeniza juízes do 41º Concurso pelos 16 anos de Magistratura