Brasil | 07 de outubro de 2019 15:17

Liberdade econômica reduzirá ‘fila’ de ações, prevê Salomão

*Valor

Ministro Luis Felipe Salomão | Foto: Dênio Simões/Valor

Há dez anos atuando na área de Direito privado, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão afirma que não se pode “demonizar” a atividade empresarial e defende que a interferência excessiva do Estado “testilha com a evolução da sociedade moderna”.

Em entrevista ao “Valor”, o ministro citou os efeitos da Lei da Liberdade Econômica (sancionada em 20 de setembro pelo presidente Jair Bolsonaro) no número de litígios que chegam à corte – cenário que, hoje, ele considera “patológico”.

Leia também: Antonio Saldanha assume a presidência da Sexta Turma do STJ
Nota de repúdio à fala do prefeito contra juíza é destaque na imprensa
Desembargador Luiz Roberto Ayoub recebe homenagem da EMERJ

Salomão diz que as mudanças devem diminuir a quantidade de processos no tribunal e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento do país, uma vez que este é um marcador levado em conta pela maioria dos institutos de pesquisas econômicas.

Para ele, contudo, o ponto mais relevante da nova norma é o aprimoramento do trabalho das agências reguladoras, que funcionam atualmente de forma abusiva, servindo mais como entrave do que como estímulo à economia.

“A lei procura tirar o Estado da atividade privada. Em um regime capitalista como o brasileiro, todo mundo sai ganhando: o banco empresta mais, a taxa de juros diminui, o emprego vem, a atividade econômica flui, o Judiciário trabalha melhor.”

A diminuição do papel do Estado na economia, avalia o ministro, “é uma tendência mundial, sem retorno”, independentemente de quais venham a ser os futuros governantes. Salomão também fala sobre as consequências da MP nas leis trabalhistas e cita a reforma tributária como um importante complemento à nova norma.

Leia no site do Valor a entrevista completa.