Brasil | 09 de março de 2023 12:43

Lançado na sede do STJ, Prêmio Innovare 2023 tem inscrições abertas

Cerimônia de lançamento foi apresentada pelo jornalista Heraldo Pereira | Reprodução/STJ

A 20ª edição do Prêmio Innovare foi lançada nesta quinta-feira (9) em solenidade realizada na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do STJ e de Estado. As inscrições na premiação estarão abertas até 8 de maio.

Participaram do lançamento os ministros Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ; André Mendonça, do STF; Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública; Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça; Ayres Britto, presidente do Conselho Superior do Innovare; e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU); o advogado Beto Simonetti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e a juíza Renata Gil, auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e ex-presidente da AMAERJ e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Neste ano, o prêmio Destaque Márcio Thomaz Bastos tem como tema a “Defesa da Democracia e do Estado de Direito”. As demais categorias (Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania) têm temática livre. Acesse aqui o site do Innovare para se inscrever.

O campeão da categoria Destaque no ano passado foi o juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ele recebeu a premiação por ter idealizado o projeto “Doe um Futuro”, que tem o apoio da AMAERJ.

Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare vem trabalhando para identificar e colocar em evidência iniciativas que trazem inovações e contribuem para o aprimoramento da Justiça. Mais de 200 práticas já foram premiadas.

O Judiciário do Rio de Janeiro venceu o Innovare sete vezes. Confira as práticas premiadas:

2004 – TJ-RJ/Desembargadora Cristina Gaulia – Comissão de Acompanhamento de Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ)
2007 – Desembargador Murilo Kieling – “O Juizado Especial Criminal como Garantia de Segurança para o Cidadão-Consumidor-Torcedor”
2008 – TJ-RJ – Projeto de ajuda de custo a peritos que atuam em processos em que há gratuidade de Justiça
2011 – Desembargadora Marilene Melo Alves – “Programa de Mediação em Comunidades Atendidas pelas Unidades de Polícia Pacificadoras – UPPs”
2014 – Juíza Adriana Ramos de Mello – “Projeto Violeta”
2015 – Juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza – “Apadrinhar”
2022 – Juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza – “Doe um Futuro”

O Innovare conta com o apoio de instituições parceiras, entre elas o CNJ, a AMB, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Conselho Federal da OAB, Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Grupo Globo.

Leia também: TRE-RJ vai inaugurar nova sede e homenagear 27 autoridades nesta sexta-feira
Magistradas apontam dez medidas para ampliar presença feminina nos tribunais
Órgão Especial define critérios de escolha para Câmaras de Direito Empresarial