Notícias | 06 de março de 2023 15:11

Órgão Especial define critérios de escolha para Câmaras de Direito Empresarial

Presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo | Foto: Brunno Dantas/TJ-RJ

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, levou à apreciação do Órgão Especial, nesta segunda-feira (6), os critérios para o preenchimento de vagas das recém-criadas Câmaras de Direito Empresarial.

Cada uma das duas câmaras será composta por cinco desembargadores. O Órgão Especial decidiu que todos os desembargadores do TJ-RJ poderão concorrer, inclusive os que atuam em Câmaras Criminais.

O colegiado definiu, por maioria, que as vagas serão preenchidas de acordo com o critério de antiguidade. O primeiro magistrado irá para uma câmara, o segundo atuará na outra câmara e assim sucessivamente.

Na ausência de candidatos, o Órgão Especial estabeleceu que a escolha caberá ao presidente do Tribunal de Justiça. O desembargador Ricardo Cardozo afirmou que designará os desembargadores mais novos. “Já deixo claro que, se faltarem cinco vagas, os cinco desembargadores mais modernos ocuparão”, disse.

Durante a votação, o presidente do TJ informou que vai propor um novo Regimento Interno. “Estamos em processo de elaboração de um novo Regimento Interno. Pretendo até o final do ano submeter ao Tribunal Pleno.”

Leia também: Especialização de competências será tema de seminário com desembargadores
Reunião do Conselho de Representantes da AMAERJ reúne juízes de nove Regionais
Magistrados do Rio participarão do 1º Congresso do Fonaref em Brasília