Cerca de 20 estudantes do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior, na Tijuca (Zona Norte), conheceram o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (13). Eles participaram do programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, promovido pela AMAERJ. “O Juristur mudou minha visão sobre os magistrados. Pensava que eram pessoas que não tinham contato com quase ninguém, mas o juiz Joel [Pereira dos Santos, coordenador do programa] é muito gente boa e explicou todos os processos do trabalho dos juízes de maneira bem informal”, disse o aluno Cristiano Oliveira, 18 anos.
Coordenador do Juristur, o juiz Joel Pereira dos Santos recepcionou os estudantes. Ele apresentou o Judiciário fluminense para a turma do 3º ano do ensino médio, falou sobre a estrutura da magistratura e contou histórias de sua carreira.
Leia também: Campanha de adoção da AMAERJ será lançada nesta terça-feira em Brasília
Juiz aborda em artigo os desafios do magistrado na atualidade
Desembargadora do TJ-RJ é eleita para integrar conselho da Enfam
A presidente da AMAERJ, Renata Gil, destacou o trabalho da Associação para aproximar a sociedade e o Judiciário.
“É uma grande honra recebê-los aqui. O Judiciário só vai ser compreendido se for bem conhecido. Muitas pessoas não conhecem de verdade o Judiciário, não entendem bem como a Justiça funciona e a importância deste Poder para a sociedade. O Judiciário do Rio é um grande exemplo, muito forte, estruturado, o mais produtivo do país por oito anos consecutivos.”
Renata Gil ainda incentivou os alunos a estudar para alcançar seus sonhos. “Vocês são o futuro do nosso país, quem sabe teremos aqui integrantes do sistema de Justiça no futuro”, disse.
Os estudantes conheceram o Museu da Justiça, o Salão dos Passos Perdidos, os antigos Tribunal do Júri, Tribunal Pleno e Gabinete Presidencial. No Fórum Central, eles passaram pelo Órgão Especial e o Plenário do TJ. Os alunos ainda fizeram um júri simulado. Supervisionada pela professora Luciana Lugon, a visita da turma do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior ao Judiciário foi sugerida pela juíza Florentina Porto.
Para a aluna Maria Eduarda Sena, 17 anos, a maioria das pessoas não sabe como é o Judiciário. “Tivemos a oportunidade de aprender como tudo funciona. A simulação do júri foi muito interessante para conhecer como acontece um julgamento. Para ser sincera, não conhecia nada. Depois do Juristur tenho uma visão totalmente diferente de como tudo acontece, como é o trabalho dos juízes”, contou.
O Juristur é uma iniciativa da AMAERJ criada em 1996, com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes. O programa oferece a oportunidade de os alunos conhecerem de perto o Fórum, o funcionamento dos órgãos do Poder Judiciário e como se estruturam, contribuindo de forma eficaz para a sua formação acadêmica.