EMERJ | 13 de fevereiro de 2019 11:49

Jurista alemão debate o impacto das tecnologias no Direito Penal

Jurista alemão Eric Hilgendorf | Foto: Reprodução

O jurista alemão Eric Hilgendorf é o convidado da EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) para debater os “Desafios das novas tecnologias para o Direito Penal” em palestra no dia 18 (segunda-feira). Professor da Universidade Augsburg, ele atuou na comissão de ética do governo da Alemanha sobre direção automatizada – experiência que norteará seu painel, em inglês.

Inscreva-se aqui. A Alemanha foi um dos primeiros países do mundo a legislar sobre o uso de carros autônomos. Nesses veículos, não é necessária a presença de um condutor. Eles circulam sozinhos em zonas seguras, mapeadas e preparadas para recebê-los. Hilgendorf, diretor do Centro de Pesquisa de Direito Robótico de Würzburg, falará no painel “Os debates sobre o enquadramento jurídico no emprego de carros autônomos na Alemanha e Europa”.

Leia também: Renata Gil reúne-se com Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e a deputada Soraya Santos
Octávio Chagas e primeira-dama do Estado tratam de projetos em Nova Iguaçu
Pesquisa mostra juízes e ministros a favor de mandato no STF

Antes, o mestre em Direito Penal Orlandino Gleizer abordará “A infiltração online como medida de investigação no Processo Penal”. O diretor-geral da EMERJ, desembargador André Andrade, abrirá o evento. O debatedor será Davi Tangerino, professor da de Direito Penal da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Ao final do evento, haverá o lançamento e a sessão de autógrafos de dois livros de Eric Hilgendorf, traduzidos para o português: “Manual da Parte Geral do Direito Penal” e “Introdução ao Direito Penal da Medicina”.

A palestra será no dia 18 (segunda-feira), das 9h30 às 12h, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura (Rua Dom Manuel, 25, 1º andar – Centro, Rio). Para mais informações, entre em contato com a Secretaria da EMERJ pelo telefone (21) 3133-3369.

*Com informações da EMERJ