AMAERJ | 12 de fevereiro de 2019 15:39

Pesquisa mostra juízes e ministros a favor de mandato no STF

Plenário do Supremo | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A maioria dos magistrados é favorável a mandato para os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). É o que mostra a pesquisa “Quem somos. A magistratura que queremos”, realizada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) com cerca de 4 mil juízes de todo o país.

São favoráveis ao mandato no Supremo os juízes (56%), desembargadores (59%), magistrados aposentados (55%) e ministros (65%).

Leia também: Pontes de Miranda é a maior referência para os magistrados brasileiros
Perfil da magistratura é tema de mais de 40 reportagens
Com a pesquisa, sairemos do ‘achismo’, afirma presidente do STF

Atualmente, os integrantes do Judiciário ficam na função até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos. A ideia de estabelecer um mandato para ministros não é nova. No Legislativo, existem diversas propostas sobre o tema.

Toga

Quase 90% dos magistrados concordam que o uso de toga e capa é uma tradição a ser preservada durante a realização das audiências. Metade dos juízes de primeiro grau apoiam a vestimenta. Entre desembargadores, os pró-toga são 88%. E entre ministros, 95%.

Pesquisa

O estudo traça o perfil da magistratura nacional. Os resultados foram divulgados pela AMB e pela AMAERJ, nesta segunda-feira (11), no Rio de Janeiro. Coordenam a pesquisa o ministro Luis Felipe Salomão, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e a presidente da AMAERJ e vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil.

Veja aqui a íntegra da pesquisa.

(Com informações do ConJur)