Notícias | 12 de maio de 2020 15:10

Magistrada Katerine Jatahy fala à Globo sobre violência doméstica

Juíza do TJ-RJ Katerine Jatahy | Reprodução/TV Globo

Integrante da Coem (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), a juíza do TJ-RJ Katerine Jatahy falou, à TV Globo, sobre os casos de violência doméstica durante o isolamento social. Em entrevista ao telejornal “RJTV1”, nesta terça-feira (12), a magistrada destacou que as mulheres e pessoas próximas à vítima precisam denunciar as agressões.

“Elas podem denunciar porque as delegacias estão funcionando 24 horas, o registro pode ser feito remotamente. Uma das medidas mais importantes é que a mulher mantenha o contato com os parentes, amigos e vizinhos. Todos os que estão morando perto dela devem prestar atenção nos sinais de violência”, afirmou a juíza.

De acordo com a reportagem, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu 2.068 medidas protetivas em março, no início do período de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus.

“Ficar em isolamento social com o agressor, para algumas mulheres, pode representar verdadeiro risco de morte. O homem pode estar isolando ela dos amigos e dos parentes. Então pode haver muita subnotificação”, disse Katerine Jatahy. Assista aqui a íntegra da reportagem da TV Globo.

Leia também: Magistrados do Rio batem recorde de decisões durante a pandemia
Presidente da AMB debate com jornalista violência contra a mulher
No AMAERJ Live, magistradas debatem violência doméstica