AMAERJ | 02 de fevereiro de 2023 19:36

Juíza Eunice Haddad homenageia o desembargador Henrique Figueira

Presidentes Eunice Haddad e Henrique Figueira | Foto: Diego Carvalho

Um exemplo no Judiciário brasileiro. Assim a juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, definiu o desembargador Henrique Figueira, que se despediu da presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A Associação prestou homenagem ao magistrado nesta quinta-feira (2), no plenário do Órgão Especial.

“Manifesto com satisfação o sentimento da classe de que o desembargador Henrique se portou ao longo destes dois anos sempre em defesa dos magistrados, dos servidores e do Estado Democrático de Direito. Preocupado com as dificuldades, dedicado à busca de soluções inteligentes, abnegado em fazer sempre o melhor para o Judiciário”, ressaltou.

A homenagem aconteceu na solenidade de posse dos juízes removidos. A presidente da AMAERJ afirmou que não houve tema ou ocasião em que o presidente Henrique tenha se omitido.

“Sempre aberto ao diálogo, com escuta ativa e profundo conhecimento de todas as questões que foram levadas pela Associação. Uma delas, de grande importância para o 1º grau, a unificação de entrâncias. No início, o presidente era contra, mas depois de várias conversas, sempre prestigiando o diálogo e a convergência de interesses, entendeu a importância do projeto para a carreira dentro do cenário que tínhamos pela decisão do Supremo Tribunal Federal”, disse.

Presidente da AMAERJ discursa | Foto: Diego Carvalho

A juíza Eunice Haddad destacou que o presidente Henrique nunca deixou de lado a preocupação maior de todo o magistrado que honra seu compromisso funcional:

“O desempenho focado na prestação da melhor Justiça que nos for possível, aquela que mira o bem-estar comum, de modo a que tenhamos uma sociedade justa, desenvolvida e cidadã. E aliou tudo isso a enorme capacidade de gestão, retratada em todos os setores deste Tribunal. Concluo minha fala dirigindo-me ao colega presidente Henrique Carlos de Andrade Figueira, pelo qual temos todos profundo respeito e admiração sem par: muito obrigada por tudo.”

Mais cedo, na sessão do Órgão Especial, o desembargador Henrique Figueira já havia elogiado a presidente Eunice Haddad e definido a AMAERJ como “valorosa parceira nestes dois anos”. “Agradeço à presidente Eunice Haddad, brilhante presidente desta Associação”, frisou.

Desembargador Henrique Figueira | Foto: Diego Carvalho

Muito aplaudido, o desembargador disse que planejou como último ato de sua administração cuidar dos juízes, com a movimentação da Magistratura fluminense.

Em seu último discurso como presidente, ele afirmou que a gestão foi focada para o contato mais próximo com as pessoas.

“Precisamos estar atentos ao que ocorre com a população. O juiz precisa estar sempre de antenas ligadas com relação aos problemas sociais, conversar com as partes. Ao meu modo de ver, é assim que resolvemos os conflitos. Demos um apoio imenso à informatização, ao fundamental processo eletrônico, que traz mais rapidez e qualidade. Mas o juiz tem que ser o diferencial, colocar sentimento na sua vida profissional. Tenham atenção com as pessoas.”

A nova administração do TJ-RJ tomará posse nesta sexta-feira (3), às 14h. Atual corregedor-geral da Justiça, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo assumirá a presidência do Judiciário fluminense no biênio 2023/2024.

Juíza Eunice Haddad e desembargador Henrique Figueira se abraçam | Foto: Diego Carvalho
Presidentes da AMAERJ e do TJ-RJ entre os magistrados empossados | Foto: Diego Carvalho

Leia também: Magistrados removidos tomam posse no Tribunal de Justiça do Rio
Em despedida, presidente do TJ-RJ enaltece a parceria com a AMAERJ
Desembargador Ricardo Cardozo assumirá a presidência do TJ nesta sexta (3)